Modelo cujo lançamento promete constituir-se como um momento de viragem na existência da marca da estrela, o Mercedes-Benz EQS tem já data de apresentação definida: dia 15 de Abril. Sendo que, a par da data de chegada, prometida está, desde já, uma autonomia superior à do rival Tesla Model S, assim como a tudo o que existe no mercado!
Anunciado como o futuro modelo porta-estandarte na crescente oferta elétrica da Mercedes-Benz, o EQS anuncia-se, assim, como uma referência, não apenas no seio da marca de Estugarda, como até mesmo para o próprio mercado. Ao mesmo tempo que, noticia a Automotive News Europe, promete suavizar as críticas quanto à demora, que o fabricante alemão levou, a responder à ofensiva elétrica da concorrência.
Segundo a mesma publicação, que avança a data de lançamento do EQS, o modelo será, também, uma espécie de afirmação da Mercedes-Benz, enquanto marca capaz de liderar a transformação elétrica do mercado. Nomeadamente, ao oferecer aquele que passará a ser o modelo zero emissões, com a maior autonomia - mais de 700 quilómetros.
Esta tomada de posição da Mercedes-Benz surge, assim, também como uma resposta, não só à forma como a americana Tesla se tem constituído como referência entre os elétricos, como também às tomadas de posição por parte de outros construtores, como é o caso do Volkswagen Group. O qual, recorde-se, anunciou, na passada semana, a intenção de tornar-se o líder mundial de vendas de veículos elétricos, o mais tardar, até 2025.
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De resto e a par deste, também o BMW Group divulgou a intenção de, chegar ao final da presente década, com a venda de elétricos a representar metade da totalidade das suas vendas.
Quanto à Mercedes-Benz e conforme revelou o director de operações, Markus Schaefer, em declarações à Automotive News Europe, ao mesmo tempo que espera chegar ao final do próximo a produzir um total de oito modelos 100% elétricos em três continentes, tem, também, já tudo encaminhado, para juntar aos elétricos compactos EQA e EQB, a apresentação, ainda este ano, do referido EQS, além do EQE.
No caso do EQS, a intenção traz, no entanto, agregada a promessa de um lançamento, com uma capacidade de bateria capaz de suplantar os 663 quilómetros de autonomia anunciada pelo Tesla Model S Long Range.
No entanto e mesmo com a concretização desta promessa, também existe o risco da marca da estrela não liderar durante muito tempo. Uma vez que, outro concorrente, a Lucid Motors, anunciou já a intenção de lançar uma versão do seu modelo de estreia, o Air, com uma autonomia de 824 quilómetros.
A procurar responder a esta possibilidade, a própria Tesla prepara já a mais recente evolução do seu Model S, denominada Plaid+, e que, com chegada prevista ainda para este ano, deverá apresentar-se com uma autonomia máxima de 837 quilómetros.
Ou seja: é caso para dizer que a guerra entre construtores, pela supremacia no domínio da Mobilidade Elétrica, promete continuar, e até agudizar-se. Sendo que, à Mercedes-Benz, resta apenas esforçar-se por recuperar o tempo perdido... e apontar ao topo. Sempre, ao topo.