Depois de vários rumores nesse sentido, a Mercedes-Benz acaba de confirmar a intenção de juntar três novas variantes elétricas, naquelas que são as suas gamas de topo. No caso do Classe E, um EQE Saloon e um EQE SUV, ao passo que no S, um EQS SUV. A "revolução" começa já em 2021!
Modelos cujo lançamento foi confirmado, pela própria Mercedes, durante uma conferência de investidores realizada esta terça-feira, estes novos produtos terão todos por base a nova plataforma desenvolvida pela marca da estrela e exclusiva para veículos elétricos, Electric Vehicle Architecture, ou EVA.
Esta nova plataforma EVA tem estreia prevista com o futuro sedan de luxo da Mercedes, EQS, o qual está já na fase final de desenvolvimento, para que possa ser lançando no mercado durante a segunda metade de 2021.
A par do EQE Saloon, do EQE SUV e do EQS SUV, a marca de Estugarda aproveitou a ocasião para confirmar, ainda, o desenvolvimento de uma nova plataforma para veículos elétricos, denominada MMA, para aplicação nos futuros modelos compactos e médios da marca. Cuja produção deverá avançar já em 2025.
Nesta conferência e segundo avança a britânica Autocar, confirmada foi também a intenção de criar uma nova sub-marca, a partir do icónico Classe G, cuja procura "está, hoje em dia, acima da capacidade de produção", razão pela qual "a lenda vai crescer". Sendo que, relativamente à eletrificação, a marca da estrela confirmou, que, não só a futura submarca G, como as outras duas já existentes - AMG e Maybach - "tornar-se-ão elétricas". No caso da AMG, a começar já a partir de 2021.
LEIA TAMBÉM
Promessa de Mercedes. Autonomia do EQS será superior a 700 km
Quanto aos três modelos elétricos anunciados, contribuirão para aumentar a oferta de modelos zero emissões para oito, juntando-se assim aos já existentes EQC e EQV, como também aos aguardados EQA, EQB e EQS Saloon.
Recorde-se que o CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, já havia afirmado que a companhia tinha previsto investir mais de 10 mil milhões na criação de uma extensa linha de produtos EQ, até 2025.
Durante a conferência de imprensa, a Mercedes apresentou já protótipos do EQS Saloon, do EQE Saloon e do EQS SUV em testes, na região alemã da Floresta Negra, com o vice-presidente para os modelos EQ, Christoph Starzynski, a descrever o EQE Saloon como "a limusine executiva do futuro", embora "ligeiramente mais pequena do que o EQS Saloon". E cuja chegada ao mercado, está prevista já para 2021.
Por outro lado e numa demonstração de que, com a mesma plataforma, a Mercedes "também pode crescer", Starzynski acrescentou que o EQS SUV "chega já em 2022".
Finalmente e quanto ao EQE SUV, não foram avançados quaisquer detalhes, ainda que fontes internas do processo afirmem que o modelo pode chegar em 2023.