A Mercedes-Benz quer atingir a neutralidade carbónica, com todos os seus automóveis, até 2039. Objectivo que, revelou, esta quarta-feira, o CEO da filial portuguesa da marca da estrela, Holger Marquardt, passa por, não apenas garantir uma frota zero emissões, como também implementar uma estratégia de produção neutral em termos de carbono. A começar no novo Mercedes-EQ Lounge.
O anúncio desta estratégia corporativa sustentável, a que a Mercedes-Benz decidiu dar o nome de 'Ambition 2039', aconteceu, de resto, num momento em que, em Portugal, a marca alemã apresenta mais uma etapa naquela que é uma parceria celebrada há mais de dez anos, tendo a Nazaré como palco. E que, envolvendo igualmente o surfista havaiano Garret McNarama, procura alertar, principalmente, para a eco-sustentabilidade e defesa do Planeta.
Aliás e como ponto central do evento levado a cabo esta quarta-feira, 21 de abril, a apresentação do novo lounge da Mercedes-Benz junto à Praia do Norte, infra-estrutura de apoio a todos os surfistas, comunidade e clientes da marca que a queiram visitar, e que foi construída segundo os princípios da Reciclagem e Reutilização.
A confirmar a aplicação destas linhas orientadoras, o facto de, tanto o edifício, como a decoração do novo Mercedes-EQ Lounge, ter sido feita com materiais reaproveitados, a começar nas madeiras - de antigas embarcações, que deram à costa, ou com origem entre a muita floresta ardida no Pinhal de Leiria. Além de cabos náuticos, cortiça e uma total ausência de plástico. Sendo que, até mesmo a energia utilizada no edifício, é proveniente do Sol, captada através de painéis voltaicos, e que depois é armazenada numa das primeiras baterias usadas no Classe B 100% elétrico.
Rumo à mobilidade sustentável
No entanto e conforme fizeram questão de frisar os participantes na inauguração (online) do espaço, este novo Lounge é, apenas, uma das muitas facetas de um projecto e estratégia bastante mais amplos - a caminhada do fabricante automóvel rumo à Mobilidade Sustentável e à desejada neutralidade carbónica.
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Objectivo para o qual contribui, segundo dados divulgados pela própria Mercedes-Benz Portugal, não somente as 225 unidades do EQC, mais 3.354 unidades PHEV, vendidas no nosso País, em 2020, mas também o facto de, até hoje, 49% das encomendas realizadas por clientes portugueses, em 2021, terem sido de veículos híbridos plug-in.
A procurar impulsionar esta tendência, surge não somente o forte aumento registado, em termos de line-up, com o fabricante de Estugarda a passar de um só modelo elétrico, em 2019 - o já referido EQC -, para um um total de 19 propostas PHEV, em 2021. A que se juntarão, ainda e ao longo deste ano, mais quatro EV: EQA, EQS, EQE e EQB.
Já para 2022, a promessa de novos SUV 100% elétricos, a par da nova e mais competente geração Smart.
De resto e graças, também, a esta forte ofensiva de produto, a Mercedes-Benz assume o desejo de chegar a 2025, com os elétricos a representarem 25% das suas vendas a nível mundial. Percentagem que, ainda assim, pretende duplicar, contabilizando já EV e PHEV, quando chegada a 2030.
Finalmente e ainda no âmbito da nova estratégia de negócio sustentável, 'Ambition 2039', o construtor assume esperar chegar a 2039, ostentando a plena neutralidade carbónica, no negócio automóvel. Graças não somente à oferta automóvel, mas também à totalidade da cadeia de produção, sem emissões de carbono.