Mercedes desmente fim dos motores a combustão

A notícia foi encarada como um murro no estômago na sede da empresa, em Estugarda, Alemanha e levou logo a uma rápida reação.

Foi uma das notícias a merecer mais destaque na passada sexta-feira, 20 de setembro, a nível internacional e foi avançada pela publicação alemã "Auto Motor und Sport", que dava como certo que a Daimler AG, empresa mãe da Mercedes-Benz, ia parar o desenvolvimento de tecnologia para motores de combustão (gasolina e gasóleo).

A notícia, que rapidamente se espalhou pelos meios de comunicação social de todo o mundo, foi encarada como um murro no estômago na sede da empresa, em Estugarda, e levou logo a uma rápida reação.

Em nove pontos, a Daimler desmontou toda a informação avançada pelo site alemão e que até dava conta que teria sido Markus Schaefer, diretor de desenvolvimento da fabricante, a fazer tais declarações.

  • A Daimler AG não tomou a decisão de parar com o desenvolvimento de motores de combustão interna;

  • A mais recente geração de motores, "FAME" (Family of Modular Engines), com inovadores motores a gasolina já está disponível em toda a gama;

  • Esta geração de motores ainda está em fase de produção e será expandida com variantes ainda mais inovadores e eficientes;

  • Não existe neste momento nenhuma decisão no que toca a uma potencial futura geração;

  • O objetivo é e continua a ser a mobilidade livre de emissões poluentes. Nos próximos 20 anos – até 2039 – a ambição é atingir a neutralidade carbónica com uma nova gama de veículos ligeiros;

  • Enquanto trabalhamos para atingir este objetivo, estamos a transitar toda a nossa gama de forma sistemática para modelos eletrificados, de modo a que mais de metade das nossas vendas seja de modelos híbridos plug-in ou mesmo de veículos elétricos até 2030. Consequentemente, cerca de 50% continuará a ter um motor de combustão interna – com a correspondente eletrificação;

  • Continuamos a seguir a nossa estratégia tripartida, com um leque avançado de motores de combustão topo de gama que incluem tecnologia de 48 volts, plug-in hybrids desenvolvidos à medida e veículos elétricos com baterias e/ou fuel cell;

  • Estamos convencidos que com este leque de sistemas de condução conseguimos oferecer aos nossos clientes o veículo certo a nível mundial para uma grande variedade de necessidades;

  • Não comentaremos mais especulações sobre esta matéria.