A decisão já estará tomada: com uma oferta que, hoje em dia, roça a quase meia centena de propostas, a Mercedes-Benz prepara-se, agora, para cortar na oferta e, em particular, nos coupés e descapotáveis. A ofensiva elétrica a isso obriga, reconhece o director de operações Markus Schafer.
A opção foi, de resto, divulgada, pelo próprio Markis Schafer, numa entrevista à britânica Autocar, na qual o responsável da Mercedes assume a necessidade de implementar alguma racionalidade nos investimentos. Em particular, numa altura em que, a exemplo de outros construtores, a marca da estrela realizada fortes investimentos na Mobilidade Elétrica.
"É preciso notar que, até ao ano passado, a Mercedes somava já um portfólio de quase 50 propostas, sendo que mais estão a caminho, com a eletrificação e a nossa nova marca EQ. Assim, é preciso começar a colocar limites em termos daquilo que podemos fazer em termos de Pesquisa e Desenvolvimento".
No entender de Schafer, a marca alemã chegou a um ponto em que já está a competir em pequenos segmentos do mercado que, simplesmente, não justificam a aposta e as dores de cabeça. Pelo que, o aconselhável será redireccionar esses investimentos, em termos de Pesquisa e Desenvolvimento, para sectores em que os volumes de vendas são maiores.
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Aliás e ainda segundo o mesmo responsável, "alterações significantes" no atual portefólio da marca estão já a ser preparadas, com a certeza de que, embora a Mercedes não vá abandonar de vez os coupés e descapotáveis, o foco passará a ser os veículos elétricos.
"É por esse motivo que estamos a mudar: vamos continuar com os coupés e descapotáveis, embora de uma forma e com um formato diferentes. Basicamente, não vamos desistir desses segmentos, até porque são importantes enquanto formatadores da marca, mas optaremos por uma oferta mais limitada", revelou.
Já quanto aos modelos que poderão ver a sua existência interrompida, isto depois de propostas como o Mercedes SLC ou o Classe S de duas portas terem já desaparecido, tudo aponta para que, por exemplo, o novo Classe C, ontem apresentado, já não venha a contar com as variantes Coupé e Convertible, que faziam parte da anterior geração.
No entanto, outros modelos poderão seguir-se...