Uma versão de distância longa entre eixos do GLS deverá ser a base para este modelo que pretende assumir-se como o topo do "luxo moderno". Quando foi apresentado o Bentley Bentayga e foi anunciado o Rolls-Royce Cullinan, começaram desde logo a surgir rumores de que a submarca de luxo da Mercedes, a Maybach, poderia responder com uma proposta também destinada ao segmento SUV. Esta aposta foi agora confirmada no Salão de Detroit, com o CEO da Daimler, Dieter Zetsche, a indicar que este é um projeto para seguir em frente. Este Maybach deverá ter ser desenvolvido a partir de uma versão de distância longa entre eixos do GLS, e transportar para novos patamares de requinte e exclusividade o SUV topo de gama da marca germânica. Por esse motivo o responsável de design da Mercedes, Gordon Wagoner, define este automóvel como o pináculo do "luxo moderno". Para tal este responsável contrapõe a filosofia de design a implementar com a abordagem mais clássica que se encontra habitualmente nos modelos de luxo, explicando que "a diferença é que o luxo moderno tem mais sabor". Outro responsável do fabricante germânico em Detroit, o Vice-Presidente de Marketing Jens Thiemer, também confirmou que a eletrificação faz parte dos planos futuros para as submarcas do grupo Daimler, indicando que "também vão existir carros elétricos da AMG e da Maybach". Thiemer foi ainda mais longe e antevê um futuro em que estas motorizações serão a única opção, afirmando que "a eletrificação vai estar em todos os carros e temos de estar preparados. Vai chegar uma altura em que todo o nosso portefólio será eletrificado – seja através de híbridos de Plug-In ou com motorizações elétricas puras". Fonte: AutoExpress