A Mercedes-Benz acaba de ver autorizada a oferta de Condução Autónoma de Nível 3 nos EUA e, mais concretamente, no estado do Nevada. Tecnologia que, diga-se, a marca alemã é também a primeira oferecer no mercado norte-americano.
Denominado Drive Pilot, este sistema de condução autónoma de Nível 3 permite que seja o próprio veículo a assumir a condução, deixando o condutor livre para se dedicar a outras tarefas.
Ainda assim, vale a pena também referir que este sistema funciona apenas em vias rápidas com alta densidade de trânsito e a velocidades até 64 km/h. Sendo que, é o próprio Drive Pilot que alerta o condutor dos momentos em que está disponível, altura em que este apenas precisa de pressionar um dos botões no aro do volante, para ativá-lo.
Uma vez ativo, a Mercedes garante que o Drive Pilot consegue não somente controlar a distância para o automóvel da frente, como manter o próprio veículo dentro da faixa em que circula, além de ser capaz de realizar manobras evasivas, quando colocado perante situações inesperadas na via.
Na base destas capacidades, está não somente um sistema LiDAR, que ajuda a posicionar o carro na estrada, mas também tecnologias redundantes ao nível da direcção e da travagem, além de outras soluções acessórias, como é o caso de uma câmara no vidro traseiro, microfones capazes de "ouvir" a aproximação de veículos de emergência, e até mesmo um sensor de humidade nas rodas.
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Na apresentação deste Drive Pilot, a Mercedes destaca, ainda, o recurso a um sistema de posicionamento de alta precisão, mais poderoso que o GPS convencional, em que localização do veículo no mapa é medida em centímetros, ao invés dos habituais metros. Sendo que, o próprio mapa utilizado como base para a navegação, cujo armazenamento é feito num data center a que apenas os carros da marca têm acesso, permite elaborar uma imagem tridimensional, não apenas da estrada, como também das áreas em redor, oferecendo, dessa forma, um posicionamento mais preciso.
Ainda sobre a redundância do sistema, o Drive Pilot está preparado para, no caso do condutor não responder às instruções e alertas do veículo, nomeadamente, para que assuma a condução, accionar os quatro piscas, atuar sobre os travões e, assim que o veículo estiver imobilizado, destrancar as portas e ativar o sistema de chamada de emergência.
Apenas para Classe S e EQS... para já
A terminar, referir que a Mercedes tem previsto disponibilizar esta tecnologia de condução autónoma de Nível 3, para já, apenas nas novas versões MY2024 do Classe S e do EQS, e que começarão a ser entregues a clientes já no segundo semestre de 2023.
Contudo, o objectivo da Mercedes é estender a disponibilização do Drive Pilot também à Califórnia, estando a aguardar apenas a certificação necessária da parte do governo do estado norte-americano.