O Mercedes CLE Cabrio vem substituir as versões descapotáveis das Classes C e E. As dimensões excedem o Classe E Cabrio, enquanto o posicionamento o aproxima do Classe C Cabrio. O conforto e a funcionalidade transformam-no num descapotável apto para enfrentar o dia-a-dia.
A história não é nova. Em 1997 a Mercedes testou uma fórmula semelhante quando a primeira geração do CLK substituiu o Classe E Cabrio. Mantinha a imagem do Classe E sobre o chassis mais pequeno e leve do Classe C. Agora a plataforma MRA2 é modular, servindo tanto o Classe C como o Classe E e, naturalmente, o Mercedes CLE Cabrio.
Seria de esperar que o Mercedes CLE Cabrio se posicionasse algures entre os dois modelos que vem substituir. Mas não é exatamente isso que acontece. Com 4,85 metros de comprimento, o Mercedes CLE Cabrio é 15 mm mais comprido que o E Cabrio, embora perda para este 8 mm de distância entre eixos.
Comparado com o C Cabrio acrescenta 25 mm à distância entre eixos. Os ganhos no espaço interior variam entre os 14 mm das pernas, os 17 mm dos cotovelos e os 22 mm dos ombros. Mais atrás, os 385 litros da mala igualam a capacidade do Classe E e do único concorrente direto, o BMW Série 4 Cabrio.
Aberto em 20 segundos
Abrir a capota limita a bagageira a 295 litros, que podem ser ligeiramente ampliados pelo rebatimento assimétrico das costas dos bancos traseiros. A divisória que reserva o espaço para a capota ganhou movimento automático. Se encontrar algum obstáculo cancela a operação.
O mecanismo que aciona a capota têxtil passou a ser totalmente elétrico e mais silencioso que a anterior solução hidráulica. A operação pode ser efetuada em movimento até aos 60 km/h, demorando 20 segundos nas duas direções.
O interior do Mercedes CLE Cabrio recebe quatro adultos com mais conforto do que seria de esperar. É preciso medir mais de 1,80 metros de altura para ficar mal sentado nos dois lugares traseiros. Com a capota fechada a cabeça vai tocar no forro. Com a capota aberta vai interferir com o fluxo aerodinâmico.
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Testado em túnel de vento
Testes em túnel de vento aperfeiçoaram o fluxo de ar, canalizado pelo primeiro defletor para trás do segundo. Uma solução que desvia os turbilhões aerodinâmicos para fora do habitáculo. Nos lugares dianteiros o conforto aerodinâmico é referencial. Só não é perfeito porque a rede que protege o habitáculo de insetos e pequenos detritos produz um ruído elevado.
Facilmente identificável com o CLE Coupé, o interior do Mercedes CLE Cabrio reveste-se de materiais de qualidade, onde não faltam bancos forrados por pele com tratamento para resistir ao calor. Deixámos o interior exposto ao sol de Tenerife e o resultado foi satisfatório. Os bancos estavam quentes, mas muito menos que o esperado.
Igualmente útil para os dias de sol é a função que permite ajustar de forma elétrica a inclinação do ecrã central entre os 15 e os 40 graus, evitando os reflexos. Montado em posição vertical, o ecrã de 11,9 polegadas concentra as funcionalidades secundárias conhecidas da Classe C.
É o complemento do painel de instrumentos de 12,3 polegadas, que pode ver a informação projetada no para-brisas pelo head-up display opcional.
Motores de dois litros
Sempre com blocos de dois litros, quatro cilindros e tração traseira, a gama nacional do Mercedes CLE Cabrio tem uma motorização a gasolina de 204 cv (CLE 200) e uma Diesel com 197 cv (CLE 220 d). De fora ficam as versões com tração integral CLE 200 4Matic (204 cv), CLE 300 4Matic (258 cv) e CLE 450 4Matic (381 cv) disponíveis apenas por encomenda.
Todas as motorizações estão equipadas com suspensão conforto rebaixada em 15 mm. As opções incluem uma suspensão desportiva e o Dynamic Body Control, com amortecimento adaptativo e controlo independente de cada roda.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/mercedes-cle-cabrio-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/mercedes-cle-cabrio-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/mercedes-cle-cabrio-8.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/mercedes-cle-cabrio-10.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/mercedes-cle-cabrio-11.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/mercedes-cle-cabrio-18.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/mercedes-cle-cabrio-19.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/05/mercedes-cle-cabrio-21.jpg]Apoiado pelo sistema de hibridização ligeira comum a todas as motorizações, o CLE 200 Cabrio revelou-se o parceiro ideal para partir à descoberta de Tenerife. Os 23 cv do motor elétrico, alimentado pela rede de 48 V, ocupam o vazio do turbo, garantindo uma progressividade notável desde os baixos regimes.
Os pisos remendados e as bandas sonoras não são adversários à altura da suspensão que, mesmo com a capota aberta, mantém o retrovisor interior estável.
Mais conforto
Ajustando as expectativas ao motor de dois litros, quatro cilindros e 204 cv, o CLE 200 Cabrio está tão à-vontade nas voltas de cidade como a serpentear ao longo das encostas do vulcão Teide.
É um descapotável para desfrutar sem pressas. Para deixar a caixa automática de nove velocidades trabalhar com os 320 Nm disponíveis entre 1600 e as 4000 rpm. Tratando o acelerador com suavidade, a resposta é sempre progressiva navegando as sequências de curvas com agilidade.
Até prova em estradas e, sobretudo, cidades nacionais o Mercedes CLE Cabrio é um dos descapotáveis mais confortáveis do mercado. Tanto o CLE 200 Cabio (71 400 €), como o CLE 220 d Cabrio (74 500 €) já estão disponíveis para encomenda.