Depois dos teasers e das informações lançadas espaçadamente, eis que a Mercedes-Benz desvendou o primeiro Classe G exclusivamente elétrico, de nome G580, o qual, mantendo os traços do modelo tradicional, troca os enormes blocos de muitos cilindros por quatro motores elétricos, prometendo, com a ajuda também dos 587 cv e, principalmente, dos 1.164 Nm de binário, ser ainda mais eficaz que os antecessores!
Apresentado como um Classe G "sem compromissos de qualquer espécie", este novo G580 com tecnologia EQ apresenta-se, desde logo e a exemplo do que já acontecia com os seus antecessores a combustão, com uma proposta de topo. Capaz, por exemplo, de oferecer ainda mais potência e binário que, por exemplo, o AMG G63!
Com uma configuração de motor quádruplo, a anunciar uma potência combinada de 587 cv (mais 2 cv que o G63) e, principalmente, um binário estrondoso de 1.164 Nm (+314 Nm que o G63), o novo 'Geländewagen' zero emissões não só beneficia do facto de conseguir oferecer a potência de forma quase imediata, ou não se tratasse de um elétrico, como consegue ser ainda mais eficaz no todo-o-terreno. Desde logo, graças a uma capacidade de travessia por águas com uma altura até 85,09 centímetros, ou seja, mais 14,9 cm que o permitido pelo G550 ou o G63.
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Embora com uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,6s, o que é quatro décimas de segundo mais lento que o AMG, já para não falar numa velocidade máxima limitada a apenas 180 km/h (mas, também, quem é que compra um Classe G para andar a fazer corridas de aceleração em reta?!…), o Classe G elétrico consegue subir encostas lateralmente com pendores até 35 graus, beneficiando ainda de uma distância ao solo de 24,8 cm, além de um ângulo de ataque de 32 graus, um ângulo de saída de 30,7 graus e um ângulo de ruptura de 20,3 graus. Sendo que e tal como já acontecia com o irmão a combustão, também consegue subir rampas com uma inclinação de 45 graus!
A ajudar às excelentes capacidades off-road, uma transmissão de redutoras, a somar às quatro caixas de duas velocidades, cada uma acoplada a um dos motores, o todo-o-terreno alemão dispensa a presença de qualquer bloqueio de diferencial tradicional, substituindo-o pelo controlo individual que cada motor possui, para lidar com as situações mais complicadas. Ou até mesmo fazer funcionar o sistema a que a Mercedes deu o nome de 'G-Turn' e que é a capacidade do veículo de rodar sobre si próprio, recorrendo à vetorização do binário, apoiado em amortecedores ajustáveis e adaptativos.
Ainda quanto a soluções técnicas, o G580 dispõe de suspensão dianteira independente e eixo traseiro rígido, ambos acompanhados de um revestimento inferior da carroçaria feito em carbono e outros materiais especialmente resistentes, como forma de proteger a enorme bateria de 116 kWh integrada na estrutura. Da qual, diga-se, a Mercedes apenas diz ser capaz de receber potências de carregamento até 200 kW, o que, com uma tomada DC, deverá permitir recuperar entre 10 e 80% da capacidade, com apenas 32 minutos de ligação à tomada.
Ainda e sempre "quadradão"
Apesar de todas estas soluções a estrear, o novo G elétrico mantém-se fiel àquelas que são já as linhas emblemáticas de um dos mais icónicos todo-o-terreno do mercado, embora e neste caso, marcadas, igualmente, por uma nova grelha frontal, fechada e de contorno iluminado.
Solução que, diga-se, surge um pouco à imagem daquilo que já era possível observar no concept, o qual contava, também, com pneu sobressalente, escondido numa caixa exterior, acoplada ao portão traseiro. A qual, na versão de produção, acabou destinada a acomodar os cabos de carregamento, ferramentas e até correntes de neve; desde que, sublinhe-se, o peso total não exceda os 10 kg!
Ao mesmo tempo e apesar de mantendo o aspecto "quadradão", nota para algumas alterações subtis na aerodinâmica, a procurar a aumentar a eficiência, como é o caso do capot ligeiramente mais inclinado, cortinas de ar nas cavas das rodas traseiras, além de revestimentos distintos nos pilares A e no spoiler do tejadilho.
Já no habitáculo, onde as semelhanças com a versão a combustão são assumidas e reafirmadas, nomeadamente, através da presença dos ecrãs de 12,3" ou até mesmo da pega para o passageiro, no frontal do tablier, a disponibilização de muitas das mesmas funcionalidades, como é o caso do chamado "capot transparente", garantido através do recurso a uma câmara de 360°, e que permite ver à frente do carro, em locais onde o olhar não chega.
Com edição de lançamento
Com lançamento previsto no mercado ainda durante o presente ano de 2024, embora já como Model Year 2025 e apontado, pelo menos para já, aos mercados dos EUA e China, o novo Classe G 100% elétrico é esperado com uma edição específica de lançamento, denominada Edition One, e que tem como principais características a possibilidade de envergar uma de quatro cores especiais Manufaktur, além do habitual Obsidian Black Metallic, acrescidas de pinças de travão azuis. Assim como todas as mais-valias resultantes da Linha AMG e do Pack Night, com rodas de 20" e detalhes escuros na carroçaria.
No interior, acabamentos e costuras em fibra de carbono azul, mas também um botão que, premido, ativa a funcionalidade a que a Mercedes deu o nome de 'G-Roar'. E que é, basicamente, a ativação da sonoridade (falsa) de um motor, que procura imitar aquele que é o som tradicional da aceleração de um Classe G a combustão.
Quanto a preços, a Mercedes-Benz não revela, pelo menos para já, quanto é que este G580 EV poderá custar, embora não seja difícil de acreditar que possa vir a apresentar um preço de entrada superior à maioria das versões a combustão.
Resta esperar…