A Mercedes começou a revelar os dados técnicos sobre o novo G-Wagen, dando a conhecer algumas das novas armas para garantir a capacidade para ir ainda mais além. Um trabalho para o qual contribuem a nova suspensão, desenvolvida com a AMG, as alterações na transmissão e ainda os apoios digitais que surgem com o novo Mercedes Classe G. Após o primeiro teaser, que anuncia que o icónico design vai ser conservado, a Mercedes revelou que existem no entanto alterações importantes para o Classe G. Com apresentação marcada para o Salão de Detroit, a meio de janeiro, o modelo irá reforçar as suas capacidades off-road de excelência, através de modificações na suspensão e transmissão. Além disso, também irá passar a contar com novas armas oriundas do mundo digital, de forma a garantir que este emblemático automóvel permanece um "trota-mundos" num patamar acima de todos os outros rivais. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/17C966_004-source.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/17C966_005-source.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/17C966_011-source.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/17C966_017-source.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/17C966_011-source-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/17C966_011-source-22222.jpg] A Mercedes revela que o desenvolvimento do novo Classe G teve um período alargado de testes no icónico Schockl, a montanha de 1445 metros de altura perto de Graz, na Áustria, onde todos os antecessores tiveram de prestar provas. Esta escolha explica-se pelo desafio extremo que a rota de 5,6km representa. Ultrapassado num total superior a 2000km de provas, as adversidades colocadas pelos 60º de inclinações verticais e 40º nas laterais garantem que nada será mesmo capaz de travar o mítico off-roader.
Suspensão
Mantem-se a opção pelo chassis de longarinas que surge desde os anos 70, com o original G-Wagen, utilizando ainda os três diferenciais a 100% e redutoras. A nova suspensão foi criada especialmente para este modelo, com a cooperação da AMG, o que deu origem a uma configuração com triângulos duplos na dianteira e eixo traseiro rígido. É igualmente destacada pela Mercedes a preocupação em ganhar cada milímetro possível de distância ao solo, a que se junta uma elevada rigidez do Classe G graças à utilização da barra de torsão. A suspensão está diretamente fixada ao chassis, sem qualquer subchassis, estando o triângulo inferior colocado numa posição em "Z" de forma a estar o mais elevado possível. Isto com o objetivo de oferecer a máxima confiança e dirigibilidade ao abandonar o asfalto. A marca da estrela afirma mesmo que a suspensão do novo Classe G foi criada de forma tão robusta que ele vai conseguir levar mais além as estupendas capacidades off-road e performance em estrada dos antecessores.Como tal, a Mercedes desvendou algumas das especificações do Classe G:
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Distância ao solo de 241mm entre os dois eixos (+6mm)
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Passagem em vau até 70cm de água ou lama (+10cm)
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Estabilidade de condução com ângulos até 35º (+7º)
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Ângulo de ataque de 31º (+1º) e de saída de 30º
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Ângulo ventral de 265º (+1º)
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Curso superior da suspensão, com distância mola/amortecedor de 85mm/100mm na dianteira e de 82mm/142mm na traseira.