Numa altura em que eletrificação dos modelos ditos convencionais segue de vento em popa, a Mercedes-Benz prepara-se para dar a conhecer uma nova submarca elétrica 4x4, com a apresentação do há muito aguardado Classe G elétrico. Embora ainda na fase de concept e durante o próximo Salão Internacional do Automóvel de Munique.
A notícia é avançada pelos britânicos da Autocar, recordando as declarações do CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, que, há cerca de dois anos, assumia que, também o icónico Classe G, adoptaria, um dia, a eletrificação. Isto, ao mesmo tempo que previa que, "o último Mercedes a ser construído, será, certamente, um Classe G".
Ainda de acordo com a publicação, este novo Classe G, eletrificado, deverá chegar, já na versão de produção, em 2024, e numa altura em que a gama mais convencional da marca da estrela, deverá estar, já toda, electrificada.
No entanto e ainda antes dessa apresentação, o futuro Mercedes Classe G elétrico deverá ser antecipado por um concept, a desvendar durante o próximo Salão Internacional do Automóvel de Munique. Tudo apontando para que mostre já muito daquelas que serão as linhas do Classe G reestilizado e reconfigurado para a Mobilidade Elétrica. Tal como, de resto, aconteceu com o EQS, antevisto pelo concept Vision EQS de 2019.
LEIA TAMBÉM
Embora dependendo dos mercados. Mercedes torna-se 100% elétrica em 2030
Ainda assim e face aos 42 anos que o modelo já leva, sem alterações profundas em termos de design, é de prever que, também a variante elétrica ou eletrificada, venha a manter muita da imagem icónica com o que modelo tem singrado. Mesmo que, a acrescer às linhas que continuam extremamente cativantes, surjam depois pormenores importados de outros modelos EQ, ou soluções idênticas que remetem para a eletrificação.
Garantidas deverão estar, por outro lado, as elevadas capacidades offroad que sempre fizeram parte do modelo e que o concept EQC 4x4² já demonstrou ser possível de transpor para um veículo elétrico. Deixando, igualmente, uma ideia sobre aquela que será a nova família de propostas off-road elétricas da Mercedes-Benz, a comercializar sob a égide de uma nova submarca. Denominada, apenas e só, pela letra 'G'.
Em declarações reproduzidas pela Autocar, o engenheiro responsável pelo desenvolvimento destas novas propostas, Jürgen Eberle, defende que "ainda existe um grande entusiasmo pelos off-roaders tradicionais". Sendo que, com o EQC 4x4², a Mercedes demonstrou que estes carros podem ser "totalmente elétricos".
"Com o conceito EQC 4x4² [a Mercedes-Benz] mostrou a capacidade dos off-roaders BEV de saírem da estrada, de uma forma séria", comenta o mesmo responsável, sugerindo que esta fórmula está no topo da lista de prioridades para o Mercedes EQG.