Ainda a combustão. Mercedes apresenta o Classe G renovado... e híbrido

A Mercedes acaba de apresentar a mais recente atualização do icónico Classe G, ainda a combustão, mas também já Mild Hybrid; também o AMG!

A Mercedes acaba de apresentar a mais recente atualização do icónico Classe G, que, mesmo sem abdicar da combustão, aposta numa maior eletrificação, blocos térmicos mais pequenos, além de novidades na suspensão, equipamento e digitalização. 

Depois de já ter sido profundamente renovado em 2018, aquele que continua sendo um dos modelos mais icónicos na oferta SUV e todo-o-terreno da Mercedes-Benz, recebe agora mais uma evolução. Não tão profunda, é certo, mas, ainda assim, importante; desde logo, por trazer novidades em termos de motores.

Mercedes-AMG G63 com pacote Manufaktur
Mercedes-AMG G63 com pacote Manufaktur

Assim e enquanto o primeiro Classe G totalmente elétrico não chega (deverá acontecer ainda este ano de 2024…), a marca de Estugarda decidiu evoluir o atual G a combustão, dotando-o de tecnologia híbrida simples. E não apenas a versão standard, mas também a mais desportiva e espicaçante variante AMG!

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Começando pelo G550, destaque para a troca por tradicional V8 por um mais pequeno seis cilindros em linha de 3,0 litros, turboalimentado, a debitar 450 cv de potência e 560 Nm de binário, graças também ao contributo de um gerador elétrico (ISG) a fazer as vezes de motor de arranque. Que, por só si, garante 20 cv de potência e 200 Nm.

Face ao anterior V8, com os seus 422 cv e 610 Nm, o novo G550 começa por ganhar na potência, perdendo um pouco no binário, mas que, ainda, assim, não será de grande monta. Até porque, a apoiar a nova solução, surge ainda uma caixa automática de nove velocidades mais moderna, três bloqueios de diferencial e um modo 'Low Range', todos com o objectivo de retirarem o máximo de eficácia possível do novo conjunto.

Mercedes-AMG G63 com pacote Manufaktur
Mercedes-AMG G63 com pacote Manufaktur

De resto, o mesmo sistema Mild Hybrid passa a estar presente na versão mais desportiva do modelo, o G63, o qual, mantendo o tradicional V8 4.0 biturbo, reafirma a potência (585 cv) e binário (850 Nm), mostrando ganhos na resposta em baixas, graças ao sistema ISG, assim como nos consumos. Mas também e principalmente, nas prestações, com a versão AMG a reduzir o tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h para 4,2s, ou seja, 1,1s mais rápido que o G550.

G63 com Active Ride… e ecrã táctil

Igualmente a reforçar a atratividade deste G63, a possibilidade dos clientes optarem pela nova suspensão com tecnologia Active Ride e que, graças ao sistema hidráulico anti-oscilação, permite dispensar a intervenção das tradicionais barras estabilizadoras, melhorando a articulação das rodas em terrenos irregulares, assim como a eficácia no alcatrão.

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Já no caso do G550, os clientes têm garantido o Offroad Cockpit, assim como o chamado "Capot Transparente", solução importada do EQE SUV e que se traduz em câmaras localizadas sob o veículo, que captam o estado do terreno, permitindo ao condutor observar o terreno, quase como se não existisse um capot (e motor) a impedir a visão.

No entanto e porque a maioria dos Classe G raramente abandona o alcatrão, talvez os seus proprietários valorizem bem mais a função táctil que o ecrã do sistema de infoentretenimento passa a exibir e que vem acompanhada de outras novidades. Como é o caso dos porta-copos com sistema de refrigeração/aquecimento, carregamento wireless de smartphones, assim como um novo sistema de media para os ocupantes dos lugares traseiros, com dois ecrãs tácteis de 11,6 polegadas.

Mercedes-Benz G500
Mercedes-Benz G500

Finalmente, a Mercedes também decidiu aumentar a abrangência do sistema de personalização Manufaktur, de forma a garantir algo mais que o pára-choques e grelha frontal de nova imagem.

Por conhecer fica, no entanto, qual a data em que este novo Classe G chegará a Portugal, já que, na Alemanha, o modelo deverá estar disponível em breve e com preços a partir de 122 808€.