A Mercedes-Benz acaba de mostrar o interior da próxima geração do seu Classe E, na qual se destaca um novo sistema de informação e entretenimento MBUX Superscreen, concebido à imagem do Hyperscreen estreado no topo de gama EQS. Tal como o carro, a apresentar já este verão de 2023.
Conhecida pelo novo de código de W214, a próxima geração do Mercedes-Benz Classe E anuncia-se, há já algum tempo, como um importante salto tecnológico face ao modelo ainda em comercialização. Sendo que, com as imagens agora divulgadas, a marca da estrela confirma, exactamente, essa ideia, ao anunciar, desde logo, um novo sistema de informação e entretenimento MBUX Superscreen, também para este modelo.
Evoluído a partir da solução entretanto revelada no EQE SUV, o MBUX Superscreen preenche, a exemplo do que acontece com o Hyperscreen no EQS, embora com diferenças em termos de saídas de ar, praticamente todo o frontal do tablier. Isto, como forma de disponibilizar um total de três ecrãs, entre painel de instrumentos, ecrã central e ecrã também tátil para o passageiro da frente, além de câmaras interiores de leitura de rosto e várias novas aplicações, como é o caso do acesso à rede social Tik Tok ou do conhecido jogo Angry Birds.
Ainda de acordo com as informações entretanto divulgadas, este novo sistema é também o primeiro passo de uma nova arquitectura de software denominada Mercedes-Benz Operating System (MB.OS), desenvolvida em conjunto com alguns parceiros tecnológicos da marca alemã e concebida especificamente para uma utilização em ambiente automóvel. E que adoptará, de resto, uma posição central em todos os novos produtos da marca, baseados na plataforma MMA, a lançar a partir de meados desta década.
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De resto, esta nova tecnologia terá acesso a todos as principais áreas do automóvel, desde o infoentretenimento até à direcção autónoma, do conforto ao carregamento de baterias.
Mais interactivo, mais rápido, mais inteligente
Entre os parceiros que colaboraram no desenvolvimento desta nova arquitectura, está, por exemplo, a tecnológica Nvidia, a qual teve a seu cargo o desenvolvimento de parte do software, tratamento de dados e Inteligência Artificial (IA). A qual consegue, inclusivamente, "aprender" algumas das rotinas dos ocupantes, quando colocados perante determinadas e frequentes situações - por exemplo, abrir automaticamente o vidro da porta do condutor, ao chegar à entrada de um parque público, para que este possa retirar o bilhete de acesso.
Igualmente presentes, os sensores e vários dispositivos LiDARs, foram fornecidos pela Luminar, prometendo, desde já, melhorias ao nível dos sistemas de condução autónoma de Nível 2 e Nível 3, os quais também passam a ter na base a plataforma Drive da Nvidia.
Já o novo sistema de navegação, a implementar no MB.OS, foi desenvolvido pela própria Mercedes, pela primeira vez, em conjunto com a Google. O que também veio permitir a integração de algumas tecnologias do gigante tecnológico.
Ao mesmo tempo e além de, por exemplo, o acesso ao YouTube, o MB.OS fornecerá, igualmente, centenas de títulos de jogos Arcade, através do Antstream, sendo que a Mercedes promete, também, evoluções nas soluções de videoconferência, feitas a partir do carro, por intermédio de aplicativos como o Webex ou o Zoom.
Por outro lado e graças ao sistema Dual Light Control, o passageiro da frente vai poder, por exemplo, assistir a um filme no seu ecrã, durante a viagem. Isto, desde que o sistema não detecte distração da parte do condutor, o que resultará na interrupção da exibição.
Especificamente no caso das viaturas destinadas ao mercado chinês, a marca alemã também já prometeu a integração no MB.OS do conteúdo dedicado da Tencent.
Finalmente e graças à possibilidade de atualizações OTA, o sistema deverá manter-se permanentemente atualizado, beneficiando não apenas de uma ligação wireless mais rápida (5G), como também de processadores mais rápidos.
Para o verão de 2023
Previsto ainda para este ano de 2023, mais precisamente, para o verão, o novo Mercedes-Benz Classe E chegará, assim, mais tecnológico e estatutário.