O novo Mercedes Classe E pretende fazer a ponte entre a tradição e a digitalização. Para tal conta com inteligência artificial, sistema de som 4D e os mais avançados sistemas de segurança e apoio à condução. De tal forma que até é capaz de fazer ultrapassagens de forma autónoma.
Conduzimos a 11ª geração do Mercedes Classe E e ficámos rendidos à tecnologia. No entanto, como alguns dos sistemas testados podem ser um pouco excessivos para os clientes mais clássicos, lembramos que a maioria pode ser desativada.
Falamos de curiosidades como a iluminação ambiente ativa, que pulsa ao ritmo do som. Este pode ter qualidade Dolby Atmos e experiência 4D. Esta é assegurada por atuadores que fazem vibrar os bancos dianteiros em função da batida da música.
Câmara para selfies
Se o Classe E estiver estacionado, o ambiente interior (a festa) pode ser gravado pela câmara central que faz parte do novo Hyperscreen MBUX. Selfies ou vídeos só são possíveis com o seletor da caixa na posição P.
A abertura do sistema operativo, de base Android, a fornecedores externos permite utilizar a câmara para fazer reuniões virtuais. A mesma lógica de segurança faz com que a imagem e o ecrã central escureçam durante a condução.
Com o Hyperscreen MBUX, o passageiro tem direito a um ecrã pessoal. Neste pode ver vídeos, streaming ou jogar Angry Birds (com o tempo serão disponibilizados mais conteúdos). Um tratamento especial escurece o ecrã para o condutor quando o Classe E se encontra em movimento.
Conduzimos o novo E 300 e, híbrido recarregável com 118 km de autonomia EV e 313 cv de potência combinada. A média de 2,5 l/100 km ficou dois litros acima do valor oficial e também não conseguimos mais de 90 km de autonomia.
ultrapassa sozinho
A verdade é que não estávamos preocupados com médias. Estávamos entretidos a testar o novo cruise control adaptativo com função de ultrapassagem.
Já não é preciso acionar o pisca para iniciar a manobra. O Classe E faz tudo sozinho, desde que se encontre numa via com separador central e um mínimo de duas faixas.
Detetada a viatura mais lenta, adapta a velocidade e, depois de confirmar que a via esquerda está livre, aciona o pisca e inicia a manobra. Tudo muito rápido, fluído e seguro. O condutor tem sempre a possibilidade de assumir o controlo em qualquer altura ou de cancelar a manobra.
O novo Mercedes Classe E chega a Portugal no dia 23 de setembro, com motorizações híbridas ligeiras. Os preços do E 200 e Classe E 220 d serão divulgados no dia 15 de agosto. No dia 21 de setembro será conhecido o preço do E 300 e, cujas primeiras unidades começarão a chegar no último trimestre de 2023.