Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan

Apesar de estar ainda em desenvolvimento, a nova geração Mercedes-Benz CLA já conta com um recorde de distância percorrida para elétricos. Marca essa que, até aqui, estava na posse do Porsche Taycan!

Com a nova geração do CLA prestes a ser apresentada, a Mercedes-Benz decidiu criar mais entusiasmo em torno do novo modelo, através da divulgação de um recorde entretanto estabelecido.

O recorde em questão, obtido em abril, corresponde ao da maior distância percorrida por um automóvel elétrico e que o novo CLA elétrico agora conquista, ao percorrer 3715,6 km em 24 horas, no circuito de Nardò, em Itália.

A distância ultrapassa em 289 km os 3426,6 km feitos, em 2019, pelo anterior detentor do recorde, o Porsche Taycan, que levou a cabo a sua tentativa no mesmo local.

Sendo um veículo elétrico, foram necessárias 40 paragens para carregamento ao longo das 24 horas, cada uma com uma duração de 10 minutos, representando 28% do tempo total do teste. A velocidade média atingida foi de 154,8 km/h.

Tirando partido de uma nova arquitetura elétrica de 800 V, o CLA elétrico conseguiu fazer carregamentos curtos com maior frequência em corrente contínua (DC), em vez de aguentar distâncias mais longas e com menos paragens para carregamento.

A Mercedes-Benz ainda não revelou a potência máxima de carregamento do novo modelo, embora tudo aponte para que seja capaz de suportar correntes de até 250 kW. Dispondo, neste processo, de uma função boost, um impulso acrescido na ordem dos 50 kW, que lhe permite atingir os 300 kW de potência máxima, durante períodos curtos.

Isto permite que o novo CLA livre de emissões seja capaz de carregar, em 15 minutos, o suficiente para 400 km.

Apesar da marca alemã não ter divulgado mais informações técnicas acerca do carro, sabe-se que o protótipo utilizado para este teste, em Nardò, estava equipado com um único motor elétrico a accionar as rodas traseiras. Estão também previstas versões com dois motores elétricos e tração integral.

Apesar do foco em motorizações elétricas, estarão também disponíveis versões com motor a combustão, nomeadamente, um motor de 2 litros a gasolina produzido na China, pela Horse Powertrain, uma joint venture entre a Geely e a Renault.

A nova geração do CLA estará para venda no próximo ano de 2025, com as variantes elétricas a ficarem disponíveis primeiro. As versões híbridas, por sua vez, deverão chegar ao mercado cerca de seis meses mais tarde.