Mercedes CLA Coupé é o mais dinâmico dos Classe A

O novo Mercedes CLA Coupé, que chega a Portugal no início de maio, é apresentado pela marca como o mais desportivo e dinâmico entre a gama de carros compactos da Mercedes, ou seja, a "família" Classe A. https://www.youtube.com/watch?v=HNwwo6L_rzk   Para que o seu território sejam as curvas, o chassis do novo CLA Coupé diferencia-se dos restantes Classe A por ter vias mais largas, um centro de gravidade rebaixado, barras estabilizadoras mais grossas, apoios de suspensão hidráulicos à frente e um ESP reprogramado.   Medindo 4,688 m de comprimento por 1,830 m de largura, ficou 4,8 cm mais comprido e 5,3 cm mais largo que o modelo anterior, enquanto a distância entre eixos, de 2,729 mm, cresceu 3 cm. A silhueta coupé, com a traseira descendente e as ancas alargadas pelas maiores vias, são a sua principal diferenciação face aos demais modelos compactos da marca, dando sequência ao conceito de coupé de quatro portas nascido com o CLS. Tem, por isso, portas sem molduras nos vidros, capot alongado e todo o volume do habitáculo puxado um pouco mais atrás, segundo as explicações do responsável pelo design exterior, Jochen Eck. Ele mesmo nos explicou também que os faróis estão mais afiados, a grelha mais rebaixada e, na traseira, os farolins também estão mais finos. Tudo isto para sublinhar a maior largura do carro. O resultado também foi benéfico para a aerodinâmica, conseguindo o novo CLA Coupé um cx de 0,23, um pouco pior que o modelo anterior (0,22), o que, em parte, se explica pela sua maior largura e, por isso, maior superfície frontal. A marca também anuncia mais habitabilidade devido ao crescimento exterior e da distância entre eixos, embora a bagageira tenha perdido 10 litros, oferecendo agora 460 litros de volume. No habitáculo a grande mudança está no novo conceito de duplo ecrã, herdado da restante gama, assim como no sofisticado sistema de interface Mercedes-Benz User eXperience (MBUX), capaz de responder a imensos comandos por voz e agora com a função de comandos gestuais. Tal como aconteceu tanto com o novo A como com o B, também este CLA exibe tecnologias de assistência à condução herdadas do Classe S, em especial as que lhe permitem a condução autónoma de nível 2. O CLA consegue agora manter automaticamente a distância ao carro da frente e o rumo na sua faixa, com a ajuda da direção ativa, assim como regular as variações de velocidade de acordo com o sistema de navegação, ou seja, obedecendo aos diferentes limites de velocidade e até afrouxando ao aproximar-se de uma curva ou rotunda, por exemplo, retomando velocidade a seguir. A travagem autónoma de emergência também está contemplada, assim como a mudança automática de faixa e o sensor de tráfego na traseira, este integrado com o sistema Pre-Safe, que prepara o carro para a iminência de um acidente. A gama incluirá uma linha AMG, que se distingue pelo para-choques dianteiro diferente, grelha com ninho cromado, jantes de 18 polegadas e suspensão 15 mm mais baixa. Por dentro esta linha de equipamento inclui bancos desportivos e tablier em pele Arctic com costuras contrastantes, tudo por um acréscimo de 3700 euros face ao nível de equipamento base (ver preços abaixo). O novo CLA Coupé chega a Portugal no dia 2 de maio, nas versões 180 d (Diesel 1.5 com 116 cv), 200 (gasolina 1.3 de 163 cv) e 250 (gasolina 2.0 de 224 cv). Em junho chegarão "reforços" Diesel, com o 220 d (190 cv) e 200 d (150 cv), mas também o desportivo de entrada Mercedes-AMG CLA Coupé 35 (306 cv), sendo os preços destes últimos apenas conhecidos no final deste mês de abril. Toda a gama utiliza a caixa automática 7G-DCT, mas a versão 200 a gasolina e 180 d também poderão receber a caixa manual de 6 velocidades. -- Mercedes CLA Coupé Preços da gama de lançamento: CLA Coupé 180 d: 40 100€ CLA Coupé 200 (Manual): 38 000€ CLA Coupé 200 (Auto): 40 205€ CLA Coupé 250: 47 400€ --