Transformando a mecânica do Classe A num mini CLS, o novo Mercedes CLA Coupé destina-se a quem valoriza a imagem. Doses equilibradas de conforto e dinâmica servidas com muito estilo
Desde que trocou o estilo monovolume da primeira geração por uma imagem mais compacta, em sintonia com as formas dominantes do segmento C, o Mercedes Classe A tornou-se um caso série de popularidade. Um estado de graça não totalmente isento de riscos: de repente, toda a gente conduz um Classe A.
Para evitar que o modelo de acesso à marca fosse vítima do próprio sucesso, a Mercedes diversificou a oferta.
Partindo da mesma plataforma, a revista MFA2 oferece cinco carroçarias distintas. Do tradicional Classe A ao estilo SUV do GLA há uma versão para todos os gostos, necessidades e carteiras. O Mercedes CLA Coupé é o mais individualista.
Coupé de quatro portas
Ao adotar o estilo coupé de quatro portas estreado no CLS, afasta-se da carroçaria tradicional de três volumes do Classe A Limousine e do Audi A3 Limousine. Uma opção de imagem que deixa o Mercedes CLA sem concorrentes diretos.
O Hyundai i30 Fastback partilha o mesmo conceito, mas gravita numa órbita aspiracional distinta.
Para que não restem dúvidas, tomando como base esta motorização 180 d, quem procurar um compacto funcional tem o Classe A (29 350 €) com 4,42 metros de comprimento, cinco lugares e 360 litros de mala.
Quem precisar de mais bagageira, com a mesma habitabilidade, tem o Classe A Limousine (32 950 €) com 4,55 m e 410 l de capacidade. Mas nem todos precisam de transportar três adultos no banco traseiro.
Quem não der muito uso aos bancos traseiros tem o Mercedes CLA Coupé, que ainda oferece uma bagageira com 460 litros.
Sistema operativo MBUX
Ao fazer o upgrade para o novo sistema operativo de segurança e entretenimento da Mercedes, condensado na sigla MBUX, o Mercedes CLA Coupé posiciona-se na vanguarda tecnológica do segmento.
Há avisos sensíveis (vibração do volante), sonoros e visuais para todos os níveis de desatenção. O difícil mesmo é descobrir como desativar os mais irritantes nos inúmeros menus do MBUX.
Escolher e manter um gráfico específico nos ecrãs gémeos de 10'' também não é fácil. Admitimos que seja falta de prática, mas a navegação entre menus é confusa e os comandos táteis do volante e consola central são pródigos em efetuar alterações de visualização inadvertidas.
Embora pareça mais atreito a enganos, o sistema é o mesmo do Classe A. O acesso direto à climatização, por meio de teclas físicas sob as elegantes saídas centrais, facilita a utilização da mesma durante a condução. Para além de ser um pormenor "retro" elegante.
Diesel de 116 cv
Como base da gama diesel, o motor de 116 cv deste Mercedes CLA Coupé 180 d não tem grandes aspirações dinâmicas. Especialmente quando tem de carregar quase tonelada e meia de CLA.
Lenta, com resposta sempre mastigada independentemente de multiplicar ou desmultiplicar, a caixa de dupla embraiagem 7G-DCT também não impressiona. Irrita, pela lentidão que impõe às mudanças de rotação rápidas inerentes a uma simples inversão de marcha…
Sem surpresas, o modo manual e as patilhas do volante são para esquecer. Assim como o modo de condução desportivo. Comfort ou Eco são perfeitos para este CLA 180 d.
Basta manter o regime um pouco acima das 2000 rpm e corre tudo bem. Até o atingir não se mexe e dali para cima só faz barulho.
Suspensão multibraço
Uma das grandes vantagens do Mercedes CLA Coupé, ajuda a compreender os 7000 € que o separam do Classe A Limousine, é o eixo traseiro multibraço.
Disponível apenas para as motorizações mais potentes das outras carroçarias, traz um nível superior de conforto e eficácia ao coupé de quatro portas. Junte-se a estabilidade acrescida das vias mais largas, 63 mm à frente e 55 mm atrás, a um motor orientado para a eficiência e o resultado é um CLA 180 d imperturbável.
Admitindo que este motor não é minimamente desafiante para o chassis, é possível perceber, pela forma como é fácil de posicionar ou como reage às transferências de massas sucessivas como um todo, que há muito Mercedes CLA Coupé para além deste 180 d.
A frente é segura e fácil de interpretar, sem mais vontade de alargar a trajetória do que o normal num tração dianteira.
O conforto justifica o filtro da direção, que peca apenas por não ter a brecagem caraterística dos Mercedes, fruto do posicionamento transversal do motor.
Viajante tranquilo
Numa interpretação literal do conceito de viatura de imagem, este CLA 180 d, com a carroçaria baixa, bem plantada sobre jantes de 18'' a pontuar vias amplas, parece desportivo.
Parece, porque na verdade é um viajante tranquilo, sem pressa de baixar dos dez segundos no arranque até aos 100 km/h ou de ultrapassar por muito os 200 km/h de velocidade máxima.
Entre o apuro da aerodinâmica e as tecnologias dedicadas à eficiência energética, como as grelhas dianteiras ativas ou a função à vela da caixa de velocidades, o CLA 180 d registou uma média ponderada de 5,4 l/100 km. É perto de 1,5 l acima dos 4 l/100 km oficiais, mas não choca.
Com emissões homologadas de 105 g/km, o Mercedes CLA Coupé é a derivação mais eficiente do Classe A, com a correspondente vantagem fiscal.
Ensaio publicado na íntegra na Turbo 454