A Mercedes-Benz deu a conhecer, na antecâmara do Salão da Mobilidade de Munique, o protótipo que promete dar origem ao futuro CLA zero emissões, o CLA Concept. Berlina elétrica de quatro portas que estreia não apenas um visual particularmente esguio, mas também baterias a garantirem 750 km de autonomia!
Embora e para já, sem data de passagem à produção, a verdade é que o CLA Concept apresentado em Munique causa sensação, desde logo, fruto de uma estética exterior fortemente esguia e dinâmica. Cuja base é a já bem conhecida Arquitectura Modular Mercedes (MMA).
Partindo de uma frente afilada, o CLA Concept começa por ostentar uma nova grelha frontal totalmente fechada e iluminada, coadjuvada não apenas por ópticas cujo interior replicam a conhecida estrela da marca de Estugarda, mas também também por um filete de luz que, atravessando toda a dianteira, prolonga-se pelas laterais... voltando a reaparecer nos ombros do veículo, para circundar toda a traseira.
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Igualmente a causar impacto, não tanto as pegas das portas embutidas na carroçaria, mas as invulgares jantes de 21" polegadas, e que, neste caso, procuram reproduzir, de certa forma, o design da grelha frontal.
Habitáculo de elegância minimalista
Já no habitáculo, um ambiente que própria Mercedes descreve como de "uma elegância minimalista, com infusão de tecnologia", resultado, certamente, da presença de um total de cinco (!) ecrãs no tablier.
Tecnologia sobre a qual a marca alemã preferiu, no entanto, não entrar em muitos detalhes, a não ser dizer que, os três centrais operam o novo sistema operacional MB.OS. O qual pode ser configurado segundo as preferências de cada utilizador, além de oferecer um assistente virtual e, principalmente, uma espécie de galeria de arte privada, com os potenciais investimentos em NFT.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_bancostras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_consolaflutuante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_MB.OS_.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_ACtraseiro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_arcondicionado.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_centrovolante.jpg]Também presentes, embora "posicionadas discretamente atrás do frontal do tablier", saídas de ar do tipo turbina e que, segundo refere a própria Mercedes, são também "uma configuração engenhosa que funciona como fonte de iluminação ambiente". Isto, num espaço com bancos em couro de napa de dois tons, aplicações em alumínio, e consola central flutuante com porta-copos iluminado e uma superfície transparente iluminada destinada a carregamento wireless para smartphones.
Potente, poupado... e com dois tipos da bateria
Passando às motorizações, a garantia de que o CLA disporá de dois tipos distintos de bateria, com a proposta de entrada a apostar numa solução química de fostato de ferro e lítio, enquanto a "variante de nível superior apresenta um design de ânodo com conteúdo de óxido de silício, para uma excelente densidade energética".
Ainda sobre esta bateria, a Mercedes garante que é "impressionantemente pequena" e mais leve, até porque "os seus módulos de células são fixados com adesivos, ao invés de parafusos".
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_farolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_grelhafrontal.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_optica.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/MercedesCLAConceptIAA2023_jante.jpg]Embora o fabricante nada tenha dito oficialmente sobre o tema, rumores apontam para este CLA elétrico consiga consumos de energia na ordem dos 12 kW/100 km, o que, mesmo sem se conhecer a capacidade oficial da bateria, deverá permitir autonomias na ordem dos 750 quilómetros... pelo menos.
Sobre o motor e restante arquitectura elétrica, o anúncio de um só propulsor elétrico, a debitar 238 cv de potência, mas também com um peso de apenas 110 kg, "uma quota significativamente menor de terras raras pesadas" e uma "eficiência energética [...] de 93 por cento da bateria à roda", sendo que, na base, surge uma arquitectura de 800V, com uma capacidade de carregamento rápido de 250 kW DC. E que deverá permitir que, com apenas 15 minutos ligada à corrente, a berlina possa realizar mais 400 km na estrada.
De resto, a Mercedes dá também conta da inclusão de uma capacidade de carregamento bidireccional específica, capaz de permitir as funções Vehicle-To-Home (V2H) e Vehicle-To-Grid (V2G), assim como de uma tecnologia de condução autónoma de Nível 2, auxiliada por um sensor LiDAR e várias câmaras.
Mais novidades nos próximos meses
"O Concept CLA Class é o precursor de um segmento totalmente elétrico de veículos básicos da Mercedes-Benz", conclui, em comunicado, o fabricante alemão, revelando, ainda, que "a gama incluirá um total de quatro novos modelos – um coupé de quatro portas, uma Shooting Brake e dois impressionantes SUVs – cada um com uma substância de produto significativamente elevada".
Entretanto e quanto ao CLA, mais novidades serão reveladas, nos próximos meses.