Mais alta e com 4MATIC. Mercedes desvenda a Classe C Station All-Terrain

A Mercedes acaba de apresentar a carrinha Classe C de espírito mais aventureiro - a Classe C Station All-Terrain. Para 2022.

A Mercedes acaba de anunciar o reforço da oferta na sua gama Classe C, com a chegada da carrinha para chefes de família de espírito mais aventureiro - a Classe C Station All-Terrain. Sinónimo de maior altura ao solo e tracção às quatro rodas, de série, mas apenas para 2022.

Anunciando como principais características um aumento de 40 mm na distância ao solo, face à altura Classe C standard, além da oferta, de série, da tracção integral 4MATIC de última geração, a nova Mercedes-Benz C Station All-Terrain vai buscar a inspiração à Classe E, com o mesmo nome e posicionamento. E cujo lançamento no mercado teve lugar na primavera de 2017.

Também fruto desta opção, a nova C Station All-Terrain ganha, também de série, suspensão de conforto com sistema de amortecimento passivo e que, assegura a marca da estrela, consegue adaptar o efeito de amortecimento à superfície da estrada, em função da amplitude. Garantindo, dessa forma, também uma maior estabilidade.

Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain
Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain

Alterações, também no sistema de modos de condução Dynamic Select, que, além dos já conhecidos modos Eco, Comfort, Sport e Individual, ganha duas novas opções, concebidas, especificamente, para a condução fora de estrada: o modo Offroad, pensado para terrenos mais fáceis, como estradas de terra, gravilha ou areia, e o modo Offroad+ com DSR (Downhill Speed Regulation), mais recomendado para terrenos mais difíceis e íngremes.

Visual a condizer

Passando aos aspectos estéticos, a aplicação das "obrigatórias" protecções em plástico granulado cinza escuro, nos pára-choques, cavas das rodas e saias laterais. Acrescidas, no caso dos pára-choques dianteiro e traseiro, de uma suposta protecção inferior da carroçaria, em cromado brilhante.

LEIA TAMBÉM
Apanhado em estrada. Novo Mercedes-Benz Classe C também vai ter Cabriolet

Baseado na linha de equipamento exterior Avantgarde, este modelo conta ainda com jantes de design exclusivo, com dimensões que podem variar entre as 17 (de série) e as 19 polegadas.

Já no habitáculo, a mesma linguagem estilística do Classe C mais convencional, acrescida da mesma linha de equipamento interior Avantgarde e volante desportivo multifunções revestido a pele preta, com aplicações prateadas.

Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain
Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain

Embora com dimensões exteriores ligeiramente superiores face às restantes irmãs, tudo por culpa das protecções em plástica, a mesma capacidade de bagageira, fixada nos 490 litros. Mas que também pode chegar aos 1510 litros, mediante o rebatimento 40:20:40 das costas dos bancos traseiros. Além de um portão de accionamento elétrico.

A gasolina e Diesel... eletrificados

Finalmente e quanto a motorizações, a Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain vai estar disponível, tanto com motores a gasolina, como Diesel, sendo ambos eletrificados. No primeiro caso, graças ao acoplar, ao bloco de quatro cilindros M 254 a gasolina com turbocompressor, de um motor/alternador integrado (ISG) de segunda geração, capaz de acrescentar, ainda que por breves momentos, até 15 kW à potência total do modelo.

Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain
Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain

Já a Diesel, o conhecido quatro cilindros OM 654 M, igualmente conjugado com motor/alternador integrado de segunda geração e sistema elétrico de 48V, e que consegue circular em roda livre, com o motor desligado.

Para 2022

Para já, ainda sem qualquer previsão de preços, certo é, no entanto, que esta versão Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain apresentará um valor de entrada mais elevado do que os perto de 50 mil euros em que começa a Classe C Station convencional.

Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain
Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain

Quanto à chegada ao mercado, a TURBO apurou que as primeiras unidades deverão chegar já no início de 2022.