A Mercedes acaba de anunciar o reforço da oferta na sua gama Classe C, com a chegada da carrinha para chefes de família de espírito mais aventureiro - a Classe C Station All-Terrain. Sinónimo de maior altura ao solo e tracção às quatro rodas, de série, mas apenas para 2022.
Anunciando como principais características um aumento de 40 mm na distância ao solo, face à altura Classe C standard, além da oferta, de série, da tracção integral 4MATIC de última geração, a nova Mercedes-Benz C Station All-Terrain vai buscar a inspiração à Classe E, com o mesmo nome e posicionamento. E cujo lançamento no mercado teve lugar na primavera de 2017.
Também fruto desta opção, a nova C Station All-Terrain ganha, também de série, suspensão de conforto com sistema de amortecimento passivo e que, assegura a marca da estrela, consegue adaptar o efeito de amortecimento à superfície da estrada, em função da amplitude. Garantindo, dessa forma, também uma maior estabilidade.
Alterações, também no sistema de modos de condução Dynamic Select, que, além dos já conhecidos modos Eco, Comfort, Sport e Individual, ganha duas novas opções, concebidas, especificamente, para a condução fora de estrada: o modo Offroad, pensado para terrenos mais fáceis, como estradas de terra, gravilha ou areia, e o modo Offroad+ com DSR (Downhill Speed Regulation), mais recomendado para terrenos mais difíceis e íngremes.
Visual a condizer
Passando aos aspectos estéticos, a aplicação das "obrigatórias" protecções em plástico granulado cinza escuro, nos pára-choques, cavas das rodas e saias laterais. Acrescidas, no caso dos pára-choques dianteiro e traseiro, de uma suposta protecção inferior da carroçaria, em cromado brilhante.
LEIA TAMBÉM
Apanhado em estrada. Novo Mercedes-Benz Classe C também vai ter Cabriolet
Baseado na linha de equipamento exterior Avantgarde, este modelo conta ainda com jantes de design exclusivo, com dimensões que podem variar entre as 17 (de série) e as 19 polegadas.
Já no habitáculo, a mesma linguagem estilística do Classe C mais convencional, acrescida da mesma linha de equipamento interior Avantgarde e volante desportivo multifunções revestido a pele preta, com aplicações prateadas.
Embora com dimensões exteriores ligeiramente superiores face às restantes irmãs, tudo por culpa das protecções em plástica, a mesma capacidade de bagageira, fixada nos 490 litros. Mas que também pode chegar aos 1510 litros, mediante o rebatimento 40:20:40 das costas dos bancos traseiros. Além de um portão de accionamento elétrico.
A gasolina e Diesel... eletrificados
Finalmente e quanto a motorizações, a Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain vai estar disponível, tanto com motores a gasolina, como Diesel, sendo ambos eletrificados. No primeiro caso, graças ao acoplar, ao bloco de quatro cilindros M 254 a gasolina com turbocompressor, de um motor/alternador integrado (ISG) de segunda geração, capaz de acrescentar, ainda que por breves momentos, até 15 kW à potência total do modelo.
Já a Diesel, o conhecido quatro cilindros OM 654 M, igualmente conjugado com motor/alternador integrado de segunda geração e sistema elétrico de 48V, e que consegue circular em roda livre, com o motor desligado.
Para 2022
Para já, ainda sem qualquer previsão de preços, certo é, no entanto, que esta versão Mercedes-Benz Classe C Station All-Terrain apresentará um valor de entrada mais elevado do que os perto de 50 mil euros em que começa a Classe C Station convencional.
Quanto à chegada ao mercado, a TURBO apurou que as primeiras unidades deverão chegar já no início de 2022.