A Eurobus de Zurique é a primeira empresa a operar o autocarro elétrico articulado da Mercedes-Benz. Com 18,13 metros de comprimento, o eCitaro G pode transportar 131 passageiros.
Poucas semanas após a sua estreia mundial, o Mercedes-Benz eCitaro G já entrou ao serviço em Zurique, na Suíça, estabelecendo a ligação entre dois campos universitários daquela cidade.
Nesta carreira ETH são utilizados três autocarros elétricos articulados da marca alemã que vieram substituir veículos semelhantes com motores diesel.
Os três Mercedes-Benz eCitaro G são operados pela Eurobus, que é a primeira empresa a utilizar este modelo de autocarro elétrico articulado de 18,13 metros de comprimento em carreiras regulares.
As baterias dos autocarros elétricos são carregadas na paragem de Hönggerberg num posto de carregamento com uma potência de 300 kW. O mastro de carregamento está equipado com um ponto de contacto. A bateria do Mercedes-Benz Citaro G tem uma capacidade de 243 kWh.
Os autocarros elétricos articulados da marca alemã oferecem uma lotação total para 131 passageiros, incluindo 39 sentados, 93 em pé, além de dois lugares para cadeira de rodas.
Uma das quatro portas dispõe de uma rampa para facilitar as entradas e saídas de passageiros com mobilidade reduzida.
Os utilizadores deste autocarros beneficiam de Wi-Fi público, entradas USB para carregamento de terminais móveis e um eficiente sistema de climatização para os dias quentes de verão.
Esta carreira ETH destina-se apenas a estudantes funcionários da universidade de Zurique. A primeira ligação da manhã e a última do dia serve a principal estação de comboios desta cidade, otimizando a transferência de passageiros para o serviço ferroviário.