Mercedes-Benz. Um dos primeiros F1 vai agora a leilão

Estreado em 1955 com pilotos icónicos como Juan Manuel Fangio ou Sir Stirling Moss ao volante, o primeiro monolugar Mercedes-Benz a participar num Mundial de Fórmula 1, com o nome de W 196 R, procura agora novo dono. Interessado?

Ainda antes de se tornar numa das mais importantes escudeiras de Fórmula 1, a Mercedes-Benz teve uma breve primeira participação na categoria, durante os anos 50, também bem-sucedida.

A máquina utilizada durante esses dois anos de envolvimento na modalidade foi o W 196 R, conhecido pela carroçaria aerodinâmica de rodas cobertas, de nome “Stromlinienwagen”. Inovação que tornou os Mercedes os únicos carros sem rodas expostas a correrem na F1, em 1954.

Ainda assim, nem todos os W196 foram equipados com esta inovação, uma vez que garantia vantagens apenas nos circuitos de alta velocidade, numa época em que o calendário era composto por circuitos urbanos.

Passados 70 anos sobre esse momento único, um dos carros que beneficiou da inovadora evolução vai agora a leilão, apresentado pela RM Sotheby’s.

Conduzido por grandes nomes

O carro em causa apresenta o chassi número 00009/54, de um total de 10 unidades, e fez a sua estreia na competição no Grande Prémio de Buenos Aires, em 1955. Corrida essa, vencida por Juan Manuel Fangio, ao volante deste W 196 R.

O monolugar acabou por vencer, ainda, o Grande Prémio de Itália desse mesmo ano, mas com Sir Stirling Moss ao volante. Piloto que, nessa mesma corrida, também registou a volta mais rápida, com o tempo de 2:46.900 e uma velocidade máxima atingida de 215,7 km/h.

Depois da competição, todas as unidades foram guardadas e mantidas operacionais pela Mercedes, até que, em 1965, o fabricante decidiu doar quatro exemplares. Um deles, com o chassi 00009/54, ao museu do Indianapolis Motor Speedway.

Desde então aos cuidados da Fundação Indianapolis Motor Speedway, o veículo em questão recebeu, durante este período, dois restauros, realizados em 1980 e 2015.

Segundo informações disponibilizadas pela leiloeira, este exemplar é o primeiro “Stromlinienwaegen” a ser disponibilizado para aquisição por parte de um comprador privado, assim como um de quatro Mercedes W 196 R que, no final da temporada de 1955, dispunham da carroçaria streamline.

Leilão em Estugarda

O leilão deste Mercedes-Benz W 196 R vai ter lugar em Estugarda, na Alemanha, onde estará temporariamente em exposição. No dia 1 de fevereiro serão encerradas as licitações.

Dada a sua importância e valor históricos, a estimativa de valor da leiloeira situa-se acima dos 52 milhões de euros.

Ainda assim, não tão caro quanto o Mercedes 300 SLR Uhlenhaut Coupe, que foi vendido, há dois anos, por mais do que o seu peso em ouro.