Naquela que é a sua segunda atualização desde o lançamento da terceira geração em 2014, o Mercedes-Benz Vito recebeu alterações subtis no design exterior e profundas no interior com o objetivo de reforçar o seu posicionamento premium entre os comerciais de dimensões médias.
Os modelos Vito e eVito receberam novos equipamentos e tecnologia para reforçar o seu posicionamento premium nos comerciais de dimensões médias. A imagem exterior também teve alguns retoques nesta atualização antes da chegada de uma geração totalmente nova e elétrica em 2026.
Com o novo desenho da grelha do radiador e do pára-choques dianteiro, o Vito e o eVito apresentam um visual mais moderno, potente e dinâmico. A grelha do radiador possui três lâminas com um aspeto tridimensional e a estrela ao centro. Por detrás encontra-se uma grelha em forma de diamante preto.
O pára-choques dianteiro possui tomadas de entrada de ar maiores para sublinhar a largura do veículo. Na versão de entrada são em plástico preto. A superfície granulada é dura e transmite uma sensação de robustez. Nas versões mais equipadas, a grelha do radiador pode ter lâminas cromadas e os pára-choques já são na cor da carroçaria.
Mais digitalização e equipamento
Se as alterações no exterior são relativamente subtis, o mesmo não sucede num habitáculo caraterizado pelo ambiente digital. O painel de instrumentos foi totalmente redesenhado, enquanto o volante multifunções, oriundo dos ligeiros de passageiros e SUV da Mercedes-Benz, tem a capacidade de reconhecer a presença das mãos.
A nova consola central, disponível em opção, possui um suporte de copos removível, duas entradas USB-C e duas áreas abertas para guardar objetos. A prateleira inferior é proposta, também como opcional, com uma superfície para carregamento por indução de smartphones compatíveis.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Mercedes-Vito-2023-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Mercedes-Vito-2023-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Mercedes-Vito-2023-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Mercedes-Vito-2023-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Mercedes-Vito-2023-galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Mercedes-Vito-2023-galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/Mercedes-Vito-2023_001.jpg]Os novos Vito e eVito passam a contar com a ligação da ignição sem chave, que é de série. A chave eletrónica também é nova e com a opção Easy Pack é possível abrir e fechar o portão traseiro, assim como fechar todos os vidros. O pré-aquecimento e o opcional aquecimento dos bancos também pode ser ativado sem entrar no veículo.
Para uma melhor orientação no veículo quando se conduz de noite, os novos Vito e eVito dispõem de uma nova luz no habitáculo. Quando se abre a porta torna-se mais brilhante para facilitar as entradas e saídas. Mal o veículo arranca, a iluminação é desligada.
Ecrã central de 10,25"
A consola central é dominada por um ecrã tátil de 10,25" que pode ser operado intuitivamente. O ecrã de elevada resolução oferece funções como a navegação, media, telefone ou informação do veículo. O ecrã central do eVito também tem um "Electric Menu" para acesso a funções específicas como ativação do pré-ar condicionado, as definições do carregamento ou o consumo de energia.
O painel de instrumentos inclui um ecrã de 5,5" entre o velocímetro e o conta-rotações ou potenciómetro. Toda a informação relevante é apresentada de forma legível, incluindo a quilometragem e o consumo de combustível ou energia. Além disso, as funções do rádio, navegação, telefone, sistemas de assistência, definições do veículo e serviço podem ser acedidas através de menús, sendo a seleção efetuada por um comando sensível ao toque localizado no volante.
Sistema MBUX
Igualmente novo no Vito é o sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que é de série. A marca alemã refere que é simples e intuitivo de utilizar. Além disso, faz sugestões personalizadas relativamente a várias funções de infoentrenimento e conforto. Pode, por exemplo, memorizar as estações de rádio preferidas ou a rota diária para o trabalho.
O sistema é operado através do ecrã central, dos botões sensíveis ao tacto do volante ou do assistente de voz "Hey Mercedes". Outras vantagens consistem numa maior capacidade de computação, funções específicas para a versão elétrica e um sistema de assistência ao estacionamento.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz eVito Furgão. Autonomia aumentada em 70%
As versões com portão traseiro basculante (apenas essas) podem receber, em opção, um sistema de monitorização permanente do tráfego traseiro, sendo as imagens projetadas no espelho do pára-brisas.
Assistência à condução
O novo Mercedes-Benz Vito recebe vários sistemas de assistência à condução. A dotação de série compreende o Attention Assist, regulador da velocidade de cruzeiro, sensores de luminosidade e chuva, assistente ativo de travagem, assistente de ângulo morto, assistente de manutenção da faixa de rodagem, câmara traseira, assistente inteligente de velocidade com reconhecimento de sinais de trânsito.
Para um maior conforto e melhor visibilidade à noite, os faróis adaptativos Multibeam LED com assistente de máximos estão disponíveis em todas as versões. Opcional é o assistente de distância activa Distronic, com velocidade ajustada com base na rota, que regula a velocidade antes de curvas, entroncamentos, rotundas e pórticos de portagem.
O Distronic também é útil nos congestionamentos de trânsito, reduzindo a velocidade até parar, voltando depois a arrancar, se os veículos da frente começaram a andar no espaço de três segundos.
No que se refere a caraterísticas técnicas não houve alterações. O peso bruto pode chegar aos 3200 kg e a capacidade de carga até quase 1400 kg. As motorizações diesel e elétrica também continuam as mesmas. Os novos Vito e eVito vão chegar ao mercado no primeiro semestre de 2024.