Mercedes-Benz Vito assinala o 25º aniversário

Lançado originalmente no final de 1995, o Mercedes-Benz Vito assinala o 25º aniversário. Este modelo tornou-se numa das referências...

Lançado originalmente no final de 1995, o Mercedes-Benz Vito está a assinalar o seu 25º aniversário. Este modelo tornou-se numa das referências no segmento de comerciais médios e nas suas três gerações já foram vendidos 1,8 milhões de veículos. A oferta atual conta com motorizações de combustão e elétricas.

A Mercedes-Benz Vans assinala o 25º aniversário da sua gama de veículos comerciais de dimensões médias. Desde o lançamento deste modelo e nas suas três gerações já foram comercializadas mais de 1,8 milhões de unidades.

Produzido na fábrica de Vitória-Gasteiz, no País Basco, (daí o seu nome), o Vito foi o primeiro modelo da Mercedes-Benz com tração dianteira. Originalmente era proposto num único comprimento de carroçaria e numa só altura de tecto, posicionando-se no segmento de comerciais ligeiros com pesos brutos entre 2,6 e 2,8 toneladas.

Lançado em Espanha e Portugal no final de 1995, este novo modelo combinava um design moderno com dimensões compactas. A altura total de 1,89 metros permitia o acesso à maioria dos parques de estacionamento subterrâneos. Não obstante, o compartimento de carga tinha uma superfície total de 3,6 m2, permitindo disponibilizar um volume útil de quase 5 m3. Com capacidade de carga de quase uma tonelada e tração dianteira estava preparado para transportar cargas mais pesadas.  

Mercedes-Benz Vito assinala 25 anos. Primeira geração foi lançada no final de 1995

O motor de quatro cilindros montado transversalmente exigia um espaço mínimo para instalação, enquanto o consumo de combustível e a agradabilidade de condução eram outros factores diferenciadores face à concorrência.

As suas qualidades foram reconhecidas pelo júri do troféu de veículo comercial do ano em 1996. Graças a uma renovação estética em 1999, as vendas do Vito permaneceram elevadas. Até 2003 foram vendidas perto de 473 mil unidades desta primeira geração.

Segunda geração inverte a tração

A segunda geração do Mercedes-Benz Vito foi lançada em julho de 2003 e uma das novidades era a introdução da tração traseira em vez da dianteira. Além disso, a gama também foi totalmente reformulada, passando a ser proposta em três comprimentos de carroçaria, duas alturas e cinco motorizações.

Esta geração também oferecia um nível de equipamento mais completo para responder às exigências de um vasto conjunto de setores. Todas as inovações foram reconhecidas por um painel de jornalistas da imprensa especializada europeia com a atribuição do troféu de "Veículo Comercial Internacional do Ano de 2005". Por outro lado, a oferta foi reforçada com versões de tração integral. 

Segunda geração foi estreada em meados de 2003

A segunda geração do Mercedes-Benz Vito também foi a primeira a ser eletrificada e em 2010 começou a produção de uma pequena série de 100 unidades do Vito E-Cell. O furgão recebeu um motor elétrico que desenvolvia uma potência de 70 kW (95 cv), sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 32 kWh. Os primeiros veículos foram entregues aos clientes em abril de 2011.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz. Furgões eVito e eSprinter já estão à venda em Portugal

A segunda geração do Mercedes-Benz Vito superou o sucesso de vendas da sua antecessora, com mais de 750 mil unidades comercializadas.

Terceira geração com três opções de tração

Em maio de 2014 foi revelada a terceira geração do Mercedes-Benz Vito, que apresentava um design totalmente novo e mais espaço para carga e passageiros. Pela primeira vez eram disponibilizadas três opções de tração.

Terceira geração está em comercialização desde 2014 e foi renovada em 2020

Além das variantes de tração traseira e integral voltaram ser propostas versões de tração dianteira em associação com as duas motorizações diesel de entrada na gama. Em 2018, a gama também passou a contar com versões elétricas, denominadas eVito.

Em 2020, a gama foi atualizada, destacando-se a introdução de novos motores diesel de 2,0 litros que permitem cumprir as mais recentes normas ambientais e mais sistemas de assistência à condução, incluindo o Alerta de Trânsito Traseiro em combinação com o Alerta de Ângulo Morto, o Assistente de Regulação de Distância (Distronic), o Assistente de Travagem de Emergência ou o espelho retrovisor interior digital. O design exterior e interior também foi revisto. 

Desde 2014 foram comercializadas mais de 600 mil unidades da atual geração do Mercedes-Benz Vito.