O protótipo Mercedes-Benz Vision EQXX efetuou uma viagem de 1000 km entre Estugarda e Cassis, no sul de França, e à chegada ainda tinha 15% de autonomia. Os recordes da Tesla foram pulverizados.
O protótipo Mercedes-Benz EQXX partiu de Sindelfingen, perto de Estugarda, em direção à cidade costeira de Cassis, na Riviera francesa, tendo atravessado a Suíça e a Itália, antes de chegar ao destino.
O veículo percorreu mais de mil quilómetros com apenas uma única carga de bateria e à chegada ainda tinha 15% de autonomia. O consumo de energia registado foi de 8,7 kWh por cada cem quilómetros percorridos.
O baixo peso do chassis da berlina e o perfil aerodinâmico permitiram cumprir o percurso com uma bateria que tem metade da capacidade da instalada no topo de gama elétrico Mercedes-Benz EQS.
O EQXX "é o Mercedes mais eficiente de sempre", afirma o CEO da marca alemã Ola Kallenius, num comunicado. "O programa tecnológico em que se baseia representa um marco no desenvolvimento de automóveis elétricos", sublinha o finlandês.
A Mercedes-Benz Cars pretende investir 60 mil milhões de euros até 2026 para desafiar a Tesla e recuperar o título de marca mais vendida de automóveis de luxo, perdida para os concorrentes do BMW Group.
Apenas elétricos até 2030
A marca de Estugarda tem o objetivo de vender apenas automóveis elétricos onde for possível até ao final desta década e tem a intenção de construir oito fábricas de baterias com os parceiros.
Após as críticas por ter demorado muito tempo a aderir à mobilidade elétrica, a marca alemã acelerou o passo com o lançamento no ano passado do Mercedes-Benz EQS que oferece uma autonomia de até 563 quilómetros ou mesmo mais, como os 738 km da Estrada Nacional 2, entre Chaves e Faro, com apenas uma única carga de bateria.
A Mercedes-Benz vai reforçar a sua aposta nos veículos elétricos com o lançamento, ainda este ano, da berlina EQE e do SUV EQB. Todavia, no que se refere às entregas de veículos aos clientes, a Tesla ainda mantém a liderança.
Com o EQXX, a Mercedes-Benz está a procurar demonstrar que consegue superar a Tesla em termos de tecnologia para veículos elétricos. O protótipo efetuou algumas partes da viagem a uma velocidade de 140 km/h.
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O bateria do carro possui uma nova química desenvolvida com a colaboração dos especialistas de Fórmula 1 da divisão Mercedes-AMG High Performance Powertrains, sediada no Reino Unido. O plano é utilizar as células nos automóveis compactos da Mercedes-Benz a partir de 2024.
Menor tempo de desenvolvimento
A marca alemã reduziu o tempo de desenvolvimento do EQXX em 18 meses para cerca de 40 meses ao apostar em simulações e ferramentas de design digitais em vez de testes físicos e fabrico de peças.
"Os carros modernos necessitam de tempos de desenvolvimento inferiores para não parecerem desatualizados quando chegam aos concessionários", afirma o responsável de desenvolvimento da Mercedes-Benz Cars, Markus Schaefer.
"Precisamos de acompanhar o que se passa no lado do software e da tecnologia, que é uma indústria em rápida mudança", afirmou recentemente Markus Schaefer. "Precisamos de ser rápidos nos nossos desenvolvimentos, muito mais do que no passado", acrescentou.