O protótipo Mercedes-Benz Vision EQXX deveria ser a estrela da marca alemã no Salão de Paris de 2020, que não se vai realizar. Um dos argumentos deste veículo elétrico é uma autonomia de 1200 km. Infelizmente não será produzido.
A Daimler está a apostar fortemente na mobilidade elétrica e pretende que mais de 50% das vendas em 2030 seja de veículos eletrificados, isto é, elétricos ou híbridos plug-in.
Entretanto, a oferta de versões térmicas registará uma diminuição até 70% em comparação com a atualidade. A mudança de paradigma foi materializada no protótipo Mercedes-Benz Vision EQXX.
Trata-se de um automóvel elétrico escultural projetado para eliminar uma das barreiras à mobilidade elétrica: a reduzida autonomia.
O Mercedes-Benz Vision EQXX foi concebido para ser um porta-estandarte da marca alemã, posicionando-se acima do Mercedes-Benz EQS e do Mercedes-Benz EQV.
Todavia, nunca será produzido em série porque foi desenhado para ser a estrela do fabricante de Estugarda no malogrado Salão Automóvel de Paris.
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Este protótipo só será apresentado oficialmente daqui a algumas semanas, mas para aguçar o apetite a marca já revelou um teaser deste concept.
De Pequim a Xangai sem carregar
A julgar pelas imagens, o Mercedes-Benz Vision EQXX possui uma carroçaria de berlina com um design vanguardista e muito aerodinâmico, sublinhado por uns toques neoretro.
A aerodinâmica desempenha um papel chave neste protótipo para "esticar" ao máximo a sua autonomia elétrica. A marca alemã promete que este automóvel seria capaz de estabelecer a ligação entre Pequim e Xangai sem carregar as baterias.
Isto significa uma autonomia superior a 1200 km e que necessita de uma bateria com uma capacidade superior a 100 kWh, aumentando o seu peso em cerca de 600 quilos.
Todavia, uma bateria com uma elevada capacidade não será suficiente. O Mercedes-Benz Vision EQXX terá de ser excecionalmente aerodinâmico e contar com um motor elétrico muito eficiente.