A Mercedes-Benz Vans está a trabalhar no desenvolvimento das novas gerações dos seus modelos e algumas das soluções tecnológicas foram reunidas num veículo de demonstração denominado Sustaineer.
A Mercedes-Benz Vans desenvolveu o protótipo de um veículo de distribuição de última milha que é neutro em termos de carbono, produz a sua própria eletricidade verde e pode melhorar a qualidade do ar nas cidades.
Denominado Sustaineer ((SustainABILITY PIONeer), este furgão elétrico tem por base o Mercedes-Benz eSprinter e reúne um conjunto de soluções inovadoras concebidas para melhorar a qualidade de vida nas cidades, manter os recursos e proteger o clima, além de contribuir para a melhoria da saúde e da segurança do condutor e dos outros utilizadores das infraestruturas rodoviárias.
Entre as soluções inovadores presentes no protótipo Sustaineer destaque para o filtro de partículas finas no módulo frontal e por baixo da carroçaria, um painel solar no tecto, componentes produzidos a partir de materiais recicláveis, assim como um sistema de aquecimento próximo da carroçaria.
Aquelas inovações foram desenvolvidas para que seja possível introduzi-las nos veículos de produção, sendo expectável que algumas delas sejam disponibilizadas nas futuras gerações de modelos da Mercedes-Benz Vans.
Inovações
Os filtros de partículas do Sustaineer foram desenvolvidos pelo especialista em filtragem MANN+HUMMEL e foram concebidos para minimizar as poeiras finas causadas pelo desgaste dos pneus, travões e asfalto.
Para reduzir as emissões de partículas finas do sistema de travagem, o Sustaineer tem travões em ferro fundido e revestimento em cerâmica.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz eVito Furgão. Autonomia aumentada em 70%
O tecto possui painéis solares para produção da sua própria eletricidade, sendo possível gerar 850 Watts numa superfície de 4,8 m2. O sistema fotovoltaico está sempre ativo e continua a produzir energia mesmo com a ignição desligada.
Segundo a Mercedes-Benz Vans, os painéis solares podem produzir 828 kWh de energia por ano. Se o eSprinter tiver um consumo médio de 32,9 kWh/100 km, isto significa uma autonomia de 2500 quilómetros. A marca adianta que num dia de verão, os painéis podem produzir 4,16 kWh de eletricidade diretamente no veículo, o que é suficiente para percorrer mais de 12 quilómetros por dia sem ligar à tomada.
Elétrica até final da década
A marca de Estugarda acredita nas vantagens ecológicas e económicas dos comerciais elétricos a bateria e está a preparar-se para se tornar totalmente elétrica até ao final da década, dependendo das condições do mercado.
Assim, ao abrigo da estratégia "Ambition 2039", a Mercedes-Benz Vans vai procurar atingir a neutralidade carbónica para as frotas de veículos comerciais e de passageiros em todo o seu ciclo de vida, desde a fase de desenvolvimento até à cadeia de abastecimento, incluindo os seus próprios processos de produção e a eletrificação dos produtos através da utilização de energia renovável para operação dos veículos elétricos.
A partir de 2022, a produção será neutra em termos de carbono em todas as fábricas de veículos comerciais em todo o mundo e será utilizada apenas eletricidade de fontes renováveis.
Emissões zero em todos os segmentos
Um dos pilares da estratégia da Mercedes-Benz Vans é a mobilidade elétrica, onde pretende assumir uma posição de destaque. Para cumprir esse objetivo tem vindo a eletrificar toda a sua gama.
Clientes, frotistas e carroçadores já têm à disposição quatro modelos elétricos a bateria: o eVito Furgão, o eSprinter, o eVito Tourer e o EQV. A oferta será reforçada ainda este ano com o eCitan e o EQT. A marca alemã reivindica que será a única a disponibilizar veículos com emissões locais zero em todos os segmentos de comerciais ligeiros.
O construtor de Estugarda sublinha também o seu compromisso com a eletrificação. A partir de meados desta década, todas as arquiteturas de veículos novos serão exclusivamente elétricas. Como este intuito, a Mercedes-Benz Vans está a desenvolver uma plataforma totalmente nova para veículos elétricos, denominada VAN.EA.