Vocacionada para o transporte de até nove passageiros, a versão mais luxuosa do Sprinter Tourer combina conforto com tecnologia de ponta
Para atividades ligadas ao transporte de passageiros como Shuttle VIP, transfers, transporte escolar, circuitos turísticos, a Mercedes-Benz Vans desenvolveu soluções específicas do Sprinter, denominadas Tourer. Uma das alternativas consiste na versão Standard, com distância entre-eixos de 3,65 metros e comprimento exterior de 5,9 metros, que permite assegurar a deslocação de nove pessoas.
O habitáculo distingue-se pelo revestimento Luxus, composto por um material sintético de alta qualidade, que se estende ao teto, às colunas das janelas e às portas. Os bancos estão distribuídos por três filas de assentos "Confort", no caso da unidade ensaiada, com revestimento preto a imitar couro, encostos e apoios de cabeças ajustáveis e apoios de braços.
Todos os passageiros dispõem de pelo menos uma opção de carregamento USB e de um compartimento porta-objetos para smartphones em cada uma das filas de bancos. Para garantir viagens com maior conforto, o ar condicionado automático, que inclui sistema de alta potência instalado no teto, possui saídas independentes para o compartimento traseiro através de uma conduta de ar e difusores.
Conectividade com MBUX
Além de nove ocupantes, a versão Standard do Sprinter Tourer também tem capacidade para transportar um volume considerável de bagagens, graças à combinação de um compartimento de carga com 1,2 metros de comprimento, uma largura de 1,77 metros (1,34 metros entre as cavas das rodas) e uma altura de 1,91 metros. Isto traduz-se num volume útil de 3,26 m3.
Se os passageiros dispõem de um ambiente confortável a bordo, o mesmo acontece com o condutor, que tem ao seu dispor um posto de condução otimizado ergonomicamente e com todos os comandos facilmente acessíveis.
A unidade ensaiada recebeu a versão topo de gama do painel de bordo, que compreende um ecrã tátil de 10,25 polegadas na consola central com sistema multimédia MBUX e também pode ser comandado através de botões localizados no volante multifunções ou por voz. O MBUX integra igualmente um sistema de navegação com mapas de elevada resolução, assim como um interface que permite o emparelhamento com smartphones.
Elevado conforto para longas viagens
O Sprinter Tourer disponibiliza ainda um sistema de carregamento de smartphones, através portas USB localizadas num compartimento superior ao meio da consola central ou por indução.
O equipamento de conforto é um dos fortes argumentos do Sprinter Tourer, embora muitos dos dispositivos integrem a lista de opcionais como o arranque sem chave, o travão de estacionamento elétrico, o pacote de estacionamento com câmara 360º, o assistente de ângulo morto, o sensor de chuva, o cruise control ou a porta lateral elétrica.
Motor de 163 cv e tração traseira
A nível mecânico, uma das opções é o motor diesel de 2,1 litros, com Start-Stop, que transmite uma potência máxima de 163 cv às 3800 rpm às rodas traseiras e um binário máximo de 300 Nm entre as 1200 e as 2200 rpm. A associação com uma caixa manual de seis velocidades, com função Eco, permite retirar o melhor partido deste motor, não só em termos de elasticidade como também de disponibilidade de binário a baixos regimes.
No que se refere ao consumo de combustível , a unidade ensaiada registou um valor médio de 9,7 l/100 km (acima dos 7,5 l/100 km anunciados), o que também se explica pelo elevado peso em vazio (mais de 2,5 toneladas).
Para apoiar a condução estão disponíveis sistemas de segurança como o Active Brake Assist (que integra o sistema de controlo de distância por radar Distronic), o sistema de assistência no arranque, o Attention Assist ou o assistente de ventos laterais.
Relativamente ao preço, a versão ensaiada do Sprinter Tourer 316CDI/37 é proposta por 80.063 euros, valor que inclui os vários opcionais presentes na viatura.
Ensaio publicado originalmente na Turbo Comerciais 35 – outubro de 2019