A Mercedes-Benz Vans renovou toda a gama Sprinter, que passa a oferecer mais tecnologia e conforto, bem como mais autonomia na versão elétrica, que pode chegar aos 478 km. A oferta diesel mantém-se, estando disponíveis, quatro níveis de potência, dos 114 cv aos 190 cv.
Enquanto não lança a nova arquitetura elétrica para veículos comerciais de dimensões médias e grandes, o que deverá suceder a partir de 2026, a Mercedes-Benz Vans vai atualizando a toda a sua gama, naquilo que é definido pelos responsáveis da marca de Estugarda como "parte da transição para a nova plataforma". A marca alemã pretende que os elétricos representem 50% das vendas até 2030.
Um dos pontas de lança da Mercedes-Benz Vans é o modelo Sprinter, cuja geração atual (a terceira) foi apresentada em 2017, tendo recebido uma primeira atualização em 2020 com a introdução de novos modelos diesel de quatro cilindros de 2,0 litros, que vieram substituir os anteriores de 2,2 litros.
Quatro anos depois, este modelo, que representa cerca de metade das vendas de comerciais ligeiros da marca alemã, conheceu mais uma renovação, a qual incidiu mais no capítulo técnico e do conforto do que na imagem exterior.
O novo Sprinter oferece um aumento significativo na segurança, conforto e conectividade digital, ao mesmo tempo que continua a garantir um elevado grau de flexibilidade.
Sistema MBUX evoluído
Uma das novidades consiste na evolução do sistema inteligente multimedia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que inclui um ecrã tátil de 12,5" e um painel de instrumentos com ecrã policromático. Ambos podem ser operados através dos comandos sensíveis ao toque presentes no novo volante multifunções. Este último dispõe de sensores capacitivos para permitir a deteção das mãos no volante. O travão de estacionamento elétrico e o botão de start - stop passam a integrar a dotação de série.
Para cumprir a legislação europeia foram introduzidos novos sistemas de segurança e assistência à condução que passam a ser de série, caso o Active Brake Assist, o qual inclui agora a função de mudança de direção. Isso significa que pode alertar para a presença de outros veículos num cruzamento a uma velocidade até 60 km/h e iniciar, em caso de necessidade, uma travagem de emergência. Além disso, o assistente pode proporcionar apoio na travagem quando se muda a direção a uma velocidade de até 40 km/h.
Outra nova funcionalidade é a possibilidade de início de uma travagem de emergência se um outro veículo se aproximar em contra-mão. Todos os Sprinter passam a vir equipadas de série com o assistente ativo de manutenção da faixa de rodagem, assistente de ângulo morto, Attention Assist, assistente inteligente de velocidade, câmara traseira no furgão e tourer.
Quatro motorizações diesel
Apesar da forte aposta na versão elétrica do Sprinter, os responsáveis da Mercedes-Benz Vans estão cientes que as motorizações diesel vão continuar a dominar o mercado de comerciais nos próximos anos. Para responder a essa procura, a marca alemã vai continuar a disponibilizar este tipo de motorização em todos os derivativos: furgão, chassis-cabina e tourer, com tração traseira, dianteira ou integral, e com peso bruto até 5,5 toneladas.
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O bloco diesel OM 654 de 2,0 litros, introduzido em 2020, está disponível em níveis de potência de 114 cv, 150 cv, 170 cv e 190 cv. A transmissão pode ser assegurada por uma caixa manual de seis velocidades ou, em opção, por uma automática de nove relações - 9G-Tronic - cujo comando se encontra atrás do volante
Três linhas de equipamento
Pela primeira vez passam a existir três novas linhas de equipamento, quer no Sprinter diesel, quer no elétrico. O acesso à gama assenta no nível Base, cuja dotação de série inclui o sofisticado sistema multimedia MBUX de última geração, com ecrã tátil de 10,25", câmara traseira, painel de instrumentos com ecrã a cores, novo volante multifunções com deteção da presença das mãos, monitorização da pressão dos pneus, sensor de chuva e luminosidade, assistente ativo de faixa de rodagem, assistente inteligente de velocidade com cruise control e Attention Assist, depósito de combustível de 71 litros, compartimentos de arrumação por cima do pára-brisas e por baixo dos bancos.
O nível intermédio consiste na linha Pro, a qual acrescenta equipamentos como o assistente de arranque em subida, volante ajustável em altura e profundidade, ar condicionado automático, tomada USB de 5V, depósito de combustível de 93 litros, função Eco Start-Stop.
A terceira opção consiste na linha Select, que vem com volante em couro, assento de conforto para condutor, comandos de conforto no tecto, faróis LED de alto desempento, com assistente de máximos adaptativos.
eSprinter vem com mais autonomia
A versão elétrica do Sprinter apresentava algumas limitações em termos de autonomia face à concorrência. A Mercedes-Benz Vans decidiu ultrapassar essa condicionante com a revisão completa do eSprinter.
O chassis não sofreu alterações, mas foi desenvolvido um novo conceito constituído por três módulos que garantem uma maior liberdade e a disponibilização de vários derivativos e variantes de comprimento, que anteriormente só estavam disponíveis no Sprinter de combustão.
O módulo dianteiro integra todos os componentes de alta tensão e pode ser utilizado em todos os derivativos, independentemente da distância entre-eixos e dimensão da bateria. Esta última está localizada na parte inferior do chassis, entre os eixos, contribuindo para baixar a gravidade. O módulo traseiro recebe o eixo de acionamento elétrico utilizado em todas as variantes do eSprinter.
Quatro níveis de regeneração
O motor elétrico está disponível em duas opções de potência: 100 kW (136 cv) e 150 kW (204 cv). O binário máximo é sempre de 400 Nm e a tração traseira. Por sua vez, a bateria de tração, de fosfato de lítio ferro, é proposta em três capacidades úteis: 56 kWh, 81 kWh e 113 kWh, com autonomias, em ciclo WLTP, de 233 km, 329 km e 478 km, respetivamente.
O eSprinter recebeu um eficiente sistema de regeneração de energia que oferece quatro níveis de recuperação - D-, D, D+, D++ e D auto - que podem ser ajustados através de patilhas atrás do volante.
Além disso estão disponíveis três programas de condução: Comfort, Eco e Maximum Range, sendo que neste último é reduzida a potência para maximizar a eficiência e a autonomia.
O eSprinter pode carregar a bateria em corrente alterna num posto com potência máxima de carregamento de 11 kW, operação que demora, em função da capacidade, entre 5h30 e 11h00.
Em alternativa é possível carregar em corrente contínua num posto até 115 kW, demorando cerca de 28 minutos para recuperar entre 10% a 80% da capacidade da bateria de 56 kWH. Já para a bateria maior são necessários 42 minutos.