Todas as versões do Mercedes-Benz Sprinter vão estar disponíveis, a partir do último trimestre deste ano, com o motor diesel de quatro cilindros e 2,0 litros, OM 654.
As versões de tração traseira do Mercedes-Benz Sprinter estrearam, no final do ano passado, um motor diesel de quatro cilindros e 2,0 litros, designado OM 654, desenvolvido originalmente pela Mercedes-Benz Cars.
A partir do último trimestre deste ano, toda a gama de comerciais de grandes dimensões da marca alemã vai passar a estar disponível com este propulsor, desde o furgão de mercadorias ao chassis-cabina, passando pelo Tourer de passageiros ou as bases para transformação, com tração traseira, dianteira ou integral.
O bloco OM 654, que cumpre a norma de emissões Euro VI-E e Euro 6d, oferece um nível inferior de ruído e vibrações, contribuindo para a melhoria do ambiente no interior. A combinação de camisas em alumínio com pistões em aço, um processo faseado da combustão e paredes dos cilindros com revestimento em Nanoslide possibilitou a redução da frição no interior do motor. Em conjunto com sistema de recirculação de gases de escape e de pós-tratamento dos mesmos, os engenheiros da Mercedes-Benz conseguiram baixar o consumo e as emissões.
LEIA TAMBÉM
Descubra o novo e multifacetado Mercedes Sprinter
O novo OM 654 vai estar disponível em quatro níveis de potência: 114 cv, 150 cv, 170 cv e 190 cv. Este propulsor de 2,0 litros pode ser acoplado a uma caixa automática de nove velocidades - 9G-Tronic - nas versões de tracção traseira do Sprinter. A transmissão manual de seis velocidades não sofreu alterações.