A Sociedade Comercial C. Santos e o Mercedes-Benz Club Portugal organizaram uma exposição com as oito gerações do Mercedes-Benz SL, que pode ser visitada nas instalações da Maia-Aeroporto do concessionário Mercedes-Benz até ao dia 20 de maio.
Aproveitando a chegada do novo Mercedes-AMG SL a Portugal, a Sociedade Comercial C. Santos e o Mercedes-Benz Club Portugal aproveitaram para fazer uma exposição temporária nas instalações da Maia-Aeroporto com todas as gerações deste mítico modelo.
Apresentado há cerca de 70 anos em Estugarda, o Mercedes-Benz SL foi desenvolvido como um veículo de competição que também tinha a aptidão para circular nas vias públicas e não apenas em circuitos.
Logo após o seu lançamento em 1952, o 300 SL (designação interna de W 194) alcançou um sucesso nas pistas de corridas em todo o mundo. No seu primeiro ano, alcançou, entre outras, uma espetacular vitória com dobradinha na famosa prova de 24 Horas de Le Mans e conquistou até os quatro primeiros lugares na prova de Nürburgring Grand Jubilee Prize na categoria de veículos desportivos. Os seus sucessos rapidamente tornaram o SL uma lenda.
Dois anos depois surgia o 300 SL (W 198) que recebeu a designação de Gullwing (Asas de Gaivota) devido às suas portas invulgares. Em 1999, um júri constituído por jornalistas da imprensa automóvel votou no modelo para ser eleito o "Automovel desportivo do século XX" ".
Outros destaques da história do Mercedes-Benz SL incluem o "Pagode" (W 113, 1963-1971), o R 107 (conhecido como Dallas), que foi fabricado durante 18 anos (1971-1989).
Viagem no tempo
O seu sucessor, o R 129, também se destaca por ser considerado uma escultura automóvel devido ao seu atraente design. A sigla SL até hoje representou um dos poucos ícones automóveis genuínos no mundo.
Até à manhã de 20 de maio, todas as gerações do Mercedes-Benz SL, com exceção do W198 Gullwing, um exemplar raro avaliado em cerca de dois milhões de euros, estão em exposição nas instalações da Maia-Aeroporto do concessionário Mercedes-Benz, onde poderão ser apreciadas quase todas as gerações produzidas até à atualidade, incluindo a mais recente R232, que acabou de ser lançada.
Assim, poderão ser apreciados exemplares das gerações W121 (190 SL), W113 (Pagode), R107, R230 e R231, que agora passa o testemunho à nova geração SL, modelo renascido como um Mercedes-AMG, que regressa às suas origens com uma capota clássica e um carácter ainda mais desportivo. Uma viagem no tempo, da década de 1950 até hoje, à espera de todos na Sociedade Comercial C. Santos.
Novo Mercedes-AMG SL
A mais recente geração do luxuoso roadster 2+2 da marca alemã também está em destaque nesta exposição. O novo Mercedes-AMG SL combina o espírito desportivo do modelo original com o luxo exclusivo e a tecnologia avançada que caracterizam os modernos modelos Mercedes.
Os sistemas tecnologicamente avançados, como a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização ativa antiadornamento, a direção do eixo traseiro, o opcional sistema de travões cerâmicos de elevado desempenho da AMG e o sistema DIGITAL LIGHT de série, com função de projeção, apuram o carácter desportivo do modelo.
Em combinação com o motor AMG 4.0 litros V8 biturbo, o Mercedes-AMG SL oferece um elevado prazer de condução.
LEIA TAMBÉM
Com capota de lona, V8 e tracção integral. Mercedes apresenta o novo AMG SL
Na qualidade de modelo luxuoso desportivo, a Mercedes-AMG em Affalterbach desenvolveu o SL de forma totalmente independente. Dois modelos com motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros marcam o arranque do lançamento de mercado, um com 476 cv (Mercedes-AMG SL 55 4MATIC+) e outros com 585 cv (Mercedes-AMG SL 63 4MATIC+). Mais tarde, chegará o Mercedes-AMG SL 43, um quatro cilindros 2.0 de 381 cv com turbo elétrico e tração às rodas traseiras.
Os modelos já disponíveis, Mercedes-AMG SL 55 4MATIC+ e Mercedes-AMG SL 63 4MATIC+, têm preços a partir de 210 mil e 241 100 euros, respetivamente.