Agendada para o próximo ano, a próxima geração do Mercedes-Benz SL promete ser um verdadeiro regresso às origens, no que ao design diz respeito. Garante-o, aliás, o principal responsável pelo departamento de design da marca da estrela, Gorden Wagener, que decidiu levantar um pouco do véu sobre o "asas de gaivota" do séc. XXI, assim como, sobre outros futuros modelos...
Nascido na década de 50 do século passado, o Mercedes-Benz SL 300 foi um carro que marcou o percurso, ao longo dos tempos, da marca da estrela. E não apenas pelas ainda hoje arrebatadoras asas de gaivota.
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Entretanto, seis gerações passadas, a Mercedes-Benz quer voltar a fazer do SL um grand tourer para a história. Nomeadamente, fazendo regressar aquela que será a sétima geração, a mais parecida com o modelo original, de 1954.
A garantia desta espécie de regresso ao passado, foi, de resto, dada pelo atual responsável máximo pelo departamento de design da marca da Estugarda, em declarações à britânica Autocar. Ao revelar que, "mesmo não sendo um fã de designs retro", "para mim, o mais bonito SL de sempre, continua sendo o original, o 300".
Assim e ainda segundo Gorden Wagener, ao desenhar a próxima geração SL, "procurámos ir buscar algum do ADN do modelo original, a começar pelas proporções, o tratamento da superfície, e outros aspectos do género. Como tal, acredito que o próximo SL, será mesmo o mais parecido ao modelo original, de sempre".
Embora, para já, ainda muito secreto, as notícias surgidas até ao momento, fazem, no entanto, antever ,que o próximo Mercedes-Benz SL possa vir a ser, também, a base do próximo AMG GT. Não sendo igualmente de descartar a hipótese de, a fazer a separação entre ambos, surgir, por exemplo, um crossover.
Algo com que Wagener parece, no entanto, recusar, ao defender que "o GT é mais um carro de corridas, ao passo que o SL, é mais um desportivo. E as pessoas vão perceber claramente as diferenças".
Próximo Classe S será o produto digital da próxima década
Nesta entrevista à Autocar, o director de design da Mercedes-Benz falou ainda sobre o próximo Classe S, cuja chegada da nova geração está prevista para o final deste ano. Garantindo, desde logo, que o novo modelo será, não somente, "um ponto de viragem em termos de design", como também "o Classe S digital da próxima década". Ainda que, acrescentou, não deixe de ser, igualmente, uma evolução da actual linguagem de design que a marca exibe, mais do que um corte com o passado.
"Antigamente, era hábito o Classe S estrear, a cada geração, o novo estilo, que, em seguida, se disseminava pelos restantes produtos da marca. No entanto, isso era quando tínhamos apenas três modelos. Algo impossível de fazer, hoje em dia. Ainda existem muitos clientes que adoram o Classe S tal como ele é actualmente, pelo que, será mesmo o último modelo, no qual pensaríamos fazer alterações radicais", afirma Gorden Wagener.
Assim e ainda segundo este mesmo responsável, o mais certo que é, "os maiores avanços", surjam no interior do habitáculo, onde a equipa de Wagener tentou "dar ainda maior ênfase à componente digital". Sendo que, as fotos espia surgidas até ao momento, anunciam, realmente, um habitáculo com um enorme ecrã central, tipo Tesla, a dominar sobre o tablier.
Maybach garantido... tal como as versões elétricas
Finalmente, confirmado ficou, também, que, as versões Mercedes-Maybach, continuarão a representar a consumação do luxo extremo. Embora e segundo Wagener, mantendo sempre uma abordagem de valorização daqueles que são "os valores tradicionais do luxo - produção artesanal, materiais exclusivos, etc. -", em detrimento da componente tecnológica.
No entanto, nem só a versão Maybach do próximo Classe S fica, desde já, garantida. Pelo contrário, também uma variante elétrica do modelo porta-estandarte da Mercedes, parece estar, de acordo com o mesmo responsável, já assegurada.
Assim e, em princípio, durante o ano de 2022, deverá ser apresentado o próximo topo de gama da família elétrica da Mercedes, o EQS. O qual, posicionando-se acima do futuro EQE, a variante elétrica do Classe E, promete apresentar um visual exterior "radicalmente diferente do dos restantes Classe S", segundo Wagener, também como forma de abarcar um lote amplo de potenciais clientes".
"Até hoje, os nossos concepts Vision têm revelado sempre, entre 80 e 90%, daquilo que acaba por ser o modelo final de produção. O que faz antever que, no caso do próximo Classe S, a variante elétrica venha a apresentar, desde logo, proporções muito diferentes das versões com motores de combustão, anunciando-se, mesmo, como uma proposta verdadeiramente inovadora", afirma o director de design da Mercedes-Benz.