Mercedes-Benz Vans. Eis a segunda geração do Citan

A Mercedes-Benz revelou a segunda geração do modelo Citan, que estará disponível em duas versões de carroçaria, dois níveis de equipamento...

A Mercedes-Benz revelou a segunda geração do modelo Citan, que estará disponível em duas versões de carroçaria, dois níveis de equipamento - Base e Pro - e cinco motorizações dos 75 aos 131 cv. As primeiras unidades chegam a Portugal em novembro.

A Mercedes-Benz Vans revelou oficialmente a segunda geração do furgão compacto Citan, que pode ser encomendado a partir de setembro, estando prevista a chegada das primeiras unidades aos stands para novembro.

Desenvolvido ao abrigo de um acordo industrial com a Renault, o novo Mercedes-Benz Citan foi sujeito a um apurado trabalho de design para fazer a maior diferenciação possível face ao Kangoo. O estilo é caraterizado por proporções equilibradas e uma atraente configuração das superfícies. Os ombros musculados e os arcos das rodas pronunciados sublinham a força e a emotividade do veículo, sendo estes elementos estilísticos pouco habituais num furgão compacto.

"À primeira vista, o novo Citan identifica-se como um membro da família da Mercedes-Benz", comenta Gorden Wagener, diretor de design do Daimler Group. "A clara configuração das suas formas com linhas reduzidas e superfícies poderosas transmitem a nossa filosofia de pureza sensual", acrescenta o responsável.

Se o design exterior sublinha a identidade da Mercedes-Benz, o mesmo se aplica ao interior, onde se destaca um painel de bordo com a sua forma horizontal. Os designers da marca alemã inspiraram-se no perfil de uma asa para os volumes curvos e sensuais da instrumentação.

Mercedes-Benz Citan Furgão 2021

Um aspeto decisivo foi a orientação horizontal contínua. A asa estreita estende-se pelo interior e cria uma ampla sensação de espaço. A sua forma faz lembrar uma pedra sujeita à erosão. O espaço formado pelo corte entre a asa e a pedra é ocupado por um prático compartimento para arrumação de objetos.

Versão Standard no lançamento

Na fase de lançamento, o Mercedes-Benz Citan estará disponível na versão Standard, com comprimento exterior de 4,49 metros. Mais tarde será lançada a versão longa e a Mixto. Mesmo a versão Standard vai oferecer um maior compartimento de carga do que a geração anterior, podendo o comprimento de carga chegar aos 3,05 metros (com a parede traseira flexível).

O novo Mercedes-Benz Citan será proposto com uma ou duas portas laterais deslizantes, com uma abertura em cada de 61,5 cm. A altura do compartimento de carga é de 1,06 metros. As portas traseiras assimétricas do furgão podem abrir em ângulos de 90º ou 180º. A altura do plano de carga é de 59 cm. O volume útil de carga é de 2,9 m3.

Interior do Mercedes-Benz Citan

Além da divisória fixa entre o habitáculo e o compartimento de carga, o Citan também poderá receber uma variante flexível, que permite o transporte de objectos mais longos, com a divisória em grelha a rodar 90º no lado do passageiro. O assento deste último pode, então, ser rebatido para criar uma superfície ao nível do piso.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz Concept EQT. Novo MPV de sete lugares da família EQ chega em 2022

O novo Citan será comercializado em dois níveis de equipamento: Base e PRO. No primeiro caso, o cliente recebe uma versão de entrada com todo o equipamento básico necessário. A versão PRO oferece um maior nível de funcionalidade.

Cinco motorizações

A oferta de motorizações será constituída, inicialmente, por três opções diesel e duas a gasolina: 108 CDI (75 cv), 110 CDI (95 cv), 112 CDI (116 cv), 110 (102 cv) e 113 (131 cv). Todos os motores cumprem a norma Euro 6 e estão combinados com a função ECO Start / Stop.

Mercedes-Benz Citan

A transmissão é assegurada por uma caixa manual de seis velocidades, estando igualmente disponível uma caixa de dupla embraiagem de sete relações nas motorizações mais elevadas.

No capítulo da segurança, todos os modelos Citan estão equipados com ABS, ESP, assistente de arranque em subida, assistente de ventos laterais e Attention Assist.  

O novo Mercedes-Benz Citan chega ao nosso país no próximo mês de novembro, mas os preços ainda estão por definir. O equipamento de série será superior ao da geração atual.

Mercedes-Benz Citan