A Mercedes-Benz anunciou a implementação da sua rede própria de carregamento de veículos elétricos que também estará aberta as viaturas de outros fabricantes. Os postos terão uma potência de 350 kW, que superior à dos Superchargers da Tesla.
A Mercedes-Benz Cars vai ter a sua rede própria de carregamento de veículos elétricos com postos com potência de 350 kW. Os primeiros equipamentos serão instalados em 2023, começando pela América do Norte, estendendo-se depois à Europa e à China.
Cada hub de carregamento terá até 30 postos rápidos e tem o objetivo de disponibilizar tempos de carregamento inferiores ao atuais. A Mercedes-Benz refere que estarão acessíveis a todos os veículos elétricos, mas só os condutores de viaturas da marca alemã terão a possibilidade de marcar e reservar uma baía de carregamento, garantindo assim a disponibilidade do posto.
O projeto foi anunciado no CES de Las Vegas e os hubs de carregamento irão ser fornecidos por energia obtida a partir de fontes renováveis. Até 2027, a Mercedes-Benz pretende ter em funcionamento hubs em 2000 localizações na Europa, China e América do Norte.
Vários serviços
Cada hub irá disponibilizar entre quatro e trinta carregadores de 350 kW (os Superchargers da Testa com 250 kW são atualmente os mais potentes). Cada instalação será coberta com serviço de cafetaria e estará dotada de vigilância para assegurar a segurança dos condutores quando carregam a horas tardias.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz e Ferrari estudam motores elétricos de maiores prestações
Os carregadores estarão preparados para serem atualizados no futuro e debitarem mais potência.
"Estamos a fazer progressos rápidos na Europa", afirmou Markus Schäfer, responsável de tecnologia da Mercedes-Benz Cars. "Estamos a avançar muito depressa e dentro de dois meses vamos ter tudo concluído e contratualizado. O plano é abrir os primeiros hubs na Europa este ano".