A Mercedes-Benz diz estar preparada para começar a produzir veículos elétricos, na sua rede global de fábricas. Os modelos serão construídos na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Hungria. A oferta irá incluir oito modelos EQ já em 2022.
A rede de produção de veículos elétricos da Daimler está preparada para começar a construir os modelos Mercedes-Benz EQ em algumas das fábricas existentes em todo o mundo. Para 2022, o portefólio da marca de Estugarda vai incluir oito modelos elétricos Mercedes-Benz EQ.
O primeiro a chegar vai ser a berlina EQS, que entrará em produção na fábrica de Sindelfingen, na Alemanha, no início do próximo ano. Vários modelos elétricos serão fabricados na Hungria, na China e nos Estados Unidos.
A Daimler também irá produzir as suas próprias baterias em países como a Alemanha, a Polónia, a China e os Estados Unidos.
Os novos modelos elétricos serão produzidos nas mesmas fábricas onde são construídas as versões a gasolina e a gasóleo. Segundo a Daimler, os veículos híbridos plug-in e totalmente elétricos deverão representar mais de metade das vendas da Mercedes-Benz em 2030.
Produção na Europa, China e EUA
No que se refere à produção própria dita, o EQS vai ser montado na Alemanha e em Vance (Alabama, EUA) - juntamente com o EQE (que também será fabricado em Bremen e Pequim), em 2022. Por sua vez, o EQC, que já está em produção, está a ser montado em Bremen (Alemanha), como também em Pequim (China).
O SUV compacto EQB será produzido em Kecskemet (Hungria) e Pequim, em 2021. Nesta ultima unidade também será montado o EQA no próximo ano, embora a sua produção já tenha arrancado em Rastatt (Alemanha).
"Com a sua estratégia "Electric First", a Mercedes-Benz está consistentemente no caminho da neutralidade em termos de dióxido de carbono e está a investir fortemente na transformação. O nosso portefólio de veículos torna-se elétrico como também as nossa rede global de produção com fábricas de veículos e baterias", afirma Markus Schaefer, administrador da Daimler.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen e Daimler juntam forças pelo lítio
"Pretendemos liderar na área da mobilidade elétrica com um foco em particular na tecnologia de bateria. Estamos a adotar uma abordagem alargada, desde a pesquisa e desenvolvimento até à produção, incluindo também a cooperação estratégica", adiantou o responsável.