Mercedes-Benz prepara bateria com quase 1000 km de autonomia

A Mercedes-Benz está a testar uma bateria de estado sólido que poderá ser capaz de uma autonomia de 997 km com um único carregamento. O primeiro Mercedes de produção a utilizá-la deverá chegar antes do final da década.

A Mercedes-Benz está a realizar testes preliminares para avaliar a eficiência, durabilidade e o desempenho de uma nova bateria de estado sólido, criada em conjunto com a empresa norte-americana Fatorial Energy, especializada neste tipo de tecnologias.

Para testar a bateria, o fabricante alemão está a utilizar uma berlina EQS modificada, que foi testada em estrada, pela primeira vez, no início deste mês.

A berlina foi alvo de ligeiras modificações para acomodar o novo conjunto, com grande parte do trabalho a focar-se principalmente na adaptação do espaço para a bateria.

Dentro desse espaço, o protótipo de testes utiliza um suporte de célula flutuante, com atuadores desenvolvidos pelos engenheiros de Fórmula 1 da Mercedes em Brixworth, no Reino Unido.

Este novo sistema gere a expansão e a contração dos materiais no interior das células da bateria durante o carregamento e o descarregamento, melhorando a sua estabilidade e longevidade.

Até mais 25% de autonomia

O fabricante alemão ainda não divulgou todos os detalhes técnicos sobre o seu protótipo de bateria de estado sólido, mas já confirmou que o atual compartimento da bateria do EQS é capaz de acomodar outras configurações e de capacidades diferentes.

Além disto, a empresa afirma que a nova tecnologia de armazenamento de energia garante até mais 25% de autonomia, em comparação com uma bateria de iões de lítio com dimensão e peso equivalentes.

Para efeitos de comparação, a atual berlina EQS 450+ está equipada com uma bateria de iões de lítio de 118 kWh e tem uma autonomia certificada pelo WLTP de quase 800 km.

A Mercedes-Benz espera que a nova unidade de estado sólido aumente a autonomia do protótipo para mais de quase 1000 km, em condições de condução reais.

  • Missão cumprida! Mercedes-Benz EQS percorreu a N2 com uma só carga

    ID: 167176 | 3631618494

Juntamente com esta nova tecnologia, a Mercedes-Benz também está a avançar com o desenvolvimento de uma nova geração de inversores e eletrónica de potência de carboneto de silício, com o objetivo de proporcionar uma maior eficiência energética e um melhor desempenho nos seus futuros modelos elétricos.

Segundo a Autocar, o anúncio do início dos testes desta tecnologia de bateria de estado sólido deve anteceder o lançamento de um novo protótipo de desenvolvimento, que seguirá a abordagem apresentada com o EQXX, revelado em 2022.

  • 1.202 km com uma só carga! Mercedes Vision EQXX arrasa o seu próprio recorde

    ID: 172171 | 1854093737

O futuro protótipo irá apresentar a tecnologia que deverá ser utilizada na nova gama de automóveis compactos da Mercedes, sucessores do CLA e CLA Shooting Brake, como dos GLA/EQA e GLB/EQB.