Mercedes-Benz – Novo Sprinter apresentado em fevereiro

A Mercedes-Benz Vans revelou mais alguns detalhes da terceira geração do Sprinter, que será apresentado em fevereiro. Entre as novidades destaque as quatro versões de tabliê ou a tração dianteira. Num evento denominado Sprinter Innovation Campus, realizado em Estugarda, a Mercedes-Benz Vans revelou mais alguns detalhes daquela que será a terceira geração deste modelo, que foi lançado originalmente em 1995, tendo registado, desde então, mais de 3,3 milhões unidades vendidas nos mais de 130 países onde é comercializado. A Mercedes-Benz Vans já tinha antecipado o primeiro esboço da imagem exterior do novo modelo no Salão de Atlanta, nos Estados Unidos, e agora divulgou mais alguns detalhes sobre o novo Sprinter, que é o primeiro a ser desenvolvido ao abrigo da nova estratégia adVANce, apresentada em 2016. De acordo com esta linha de ação, a divisão Mercedes-Benz Vans irá passar de um fabricante de veículos para um fornecedor de soluções integradas de mobilidade e transporte. O desenvolvimento dos produtos e serviços assenta em cinco áreas de inovação: digital@vans, que está relacionada com a conectividade e a ligação em rede dos veículos; solutions@vans, que está vocacionada para a conceção de soluções de hardware para aumentar a eficiência do negócio dos clientes; rental@vans, que se dedica aos modelos inovadores de aluguer; sharing@vans, que agrupa novos conceitos no setor dos transportes públicos de passageiros; eDrive@vans, orientada para a mobilidade elétrica. A terceira geração do Mercedes-Benz Sprinter está a ser desenvolvida para satisfazer os critérios daquelas áreas de inovação. As versões de carroçaria, distância entre-eixos, altura de carga, compartimentos de arrumação, versatilidade do interior e sistemas de informação e de entretenimento, são todas adaptáveis ao campo de aplicação.A nova gama continuará disponível em quatro comprimentos de carroçaria, três distâncias entre-eixos e três alturas de teto, mas irá ter uma menor altura ao solo para facilitar as operações de carga e descarga típicas da distribuição urbana. Para otimizar o acesso ao plano de carga, os engenheiros da Mercedes-Benz Vans decidiram introduzir, pela primeira vez neste modelo, o sistema de tração dianteira, que se veio juntar aos existentes anteriormente, de tração traseira ou integral. A nova solução de tração dianteira também vem permitir a introdução de uma cadeia de propulsão elétrica na parte da frente do veículo, que passará a contar também com versões totalmente elétricas, a partir de 2019, que irão oferecer uma autonomia entre 150 e 200 quilómetros. O Mercedes-Benz Sprinter passará a disponibilizar serviços de ligação em rede totalmente novos, uma vez que o hardware de ligação à Internet é uma peça integral da infraestrutura do veículo, permitindo a oferta de novas soluções de gestão de frotas, dos veículos. A nova geração do Sprinter terá quatro opções de tabliê, que vão desde uma versão básica e praticamente despida de equipamento até uma topo de gama, com materiais refinados no interior e os mais avançados sistemas de informação e entretenimento. O travão de estacionamento passa a ser elétrico em todas as versões, enquanto a ignição também passa a ser elétrica. Artigo publicado originalmente no site da Turbo Oficina
Nota: imagens alusivas ao sketch do novo Mercedes Sprinter.