Mercedes-Benz vai estrear Classe T em 2022

A Mercedes-Benz vai reforçar a sua oferta com um pequeno MPV baseado novo Citan. O novo Classe T está ser desenvolvido em conjunto com a Renault.

A Mercedes-Benz vai reforçar a sua oferta com um pequeno MPV baseado na segunda geração do comercial Citan. O novo Classe T está ser desenvolvido em conjunto com a Renault e irá partilhar a plataforma com a nova geração do Kangoo.

Para compensar a diminuição nas vendas dos MPV convencionais, os fabricantes têm vindo a desenvolver novas propostas baseadas em comerciais ligeiros, com oferecem um nível de equipamento mais elevado, um maior conforto e uma elevada habitabilidade.

Entre os exemplos mais recentes podemos apontar o Peugeot Rifter, o Citroën Berlingo, o Opel Combo Life ou o Toyota Proace City Verso. A Mercedes-Benz também vai apostar nesse segmento com o novo Classe T, que deverá ser lançando no primeiro semestre de 2022, posicionado-se abaixo do Mercedes-Benz Classe V.

O novo Mercedes-Benz Classe T destina-se a substituir o atual Citan Tourer

O novo Mercedes-Benz Classe T virá substituir a versão de passageiros Citan Tourer da gama atual, que foi lançada em 2012 e partilha a plataforma com o Renault Kangoo.

A marca de Estugarda divulgou um teaser com a linha do novo Mercedes-Benz Classe T, adiantando que o novo modelo se destina às famílias e a todos aqueles com atividades de lazer.

LEIA TAMBÉM
Ranking MRI. Mercedes é a marca automóvel preferida dos portugueses

Apesar de estar a ser desenvolvido no seio da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi por uma questão de otimização de custos - e também porque a experiência anterior com o MPV Vaneo não correu muito bem em termos de vendas - a Mercedes-Benz refere que o novo Classe T irá oferecer todas as caraterísticas típicas dos modelos da marca alemã.

Novo Classe T terá versão elétrica

O novo Mercedes-Benz Classe T está a ser projetado para um amplo leque de utilizações, incluindo transporte de passageiros como parte de serviços partilhados, e terá duas portas laterais deslizantes.

A Mercedes-Benz não avançou detalhes relativamente às motorizações, mas adiantou que a gama contará com uma versão totalmente elétrica, que será comercializada juntamente com as variantes equipadas com motor de combustão interna.

A versão elétrica do atual Renault Kangoo está equipada com um motor elétrico de 59 cv e oferece uma autonomia de aproximadamente até 270 quilómetros, em ciclo NEDC.

O Mercedes-Benz Citan atual é produzido na fábrica da Renault em França, sendo de prever que a situação não se altere quando o novo Classe T e o novo Citan entrarem em produção em 2022.