A Mercedes-Benz ganhou um contrato para o fornecimento de 23 autocarros de elevada capacidade CapaCity L para a cidade de Gotemburgo. Os veículos vão ser operados pela Transdev e já passaram os testes de manobrabilidade exigidos pelas autoridades suecas.
Na sequência de testes intensivos com o autocarro urbano de elevada capacidade Mercedes-Benz CapaCity L, as autoridades de transportes da Suécia autorizaram a operação deste veículo no serviço de transporte público da cidade de Gotemburgo.
A TÜV Rheinland confirmou que este autocarro urbano de quatro eixos cumpre todos os requisitos da legislação sueca em termos de estabilidade lateral num autocarro articulado.
O Mercedes-Benz CapaCity possui um comprimento de 21 metros e pode transportar até 191 passageiros, constituindo uma alternativa para as grandes cidades com carreiras de autocarros muito movimentadas.
O operador de transportes Transdev encomendou 23 unidades do CapaCity para serem utilizadas na área metropolitana de Gotemburgo. Os primeiros veículos já foram entregues.
Durante a realização dos testes, este autocarro articulado extra-longo foi sujeito a várias manobras de manobrabilidade e com várias cargas. O urbano mais longo da Mercedes-Benz que tem apenas uma articulação demonstrou um comportamento estável de condução e a secção traseira manteve-se estável mesmo a uma velocidade de 80 km/h.
O sistema de controlo da articulação (ATC) que ajusta o amortecimento no sistema de articulação é o grande responsável pela manutenção da estabilidade do veículo.
As autoridades suecas insistiram na inspeção a este sistema que permite ao autocarro cumprir os requisitos de estabilidade lateral previstos na norma ISO 14791:2000.