Mercedes-Benz GLE e GLE Coupe. Agora só com motorizações híbridas

A Mercedes-Benz eletrificou toda a gama GLE que passou a estar disponível apenas com motorizações híbridas. A gama recebe um novo plug-in

A Mercedes-Benz eletrificou toda a gama GLE que passou a estar disponível apenas com motorizações híbridas. A gama recebe um novo plug-in GLE 400e 4 Matic com 252 cv. Em termos de imagem, a atualização incluiu pequenas alterações no exterior e no interior.

A Mercedes-Benz renovou toda a gama GLE, que recebe mais tecnologia para melhorar as capacidades em todo-o-terreno, um sistema MBUX mais inteligente e uma linha motriz híbrida plug-in na nova versão GLE 400e 4Matic. Os motores diesel, por sua vez, passam a estar associados a um sistema micro-híbrido de 48V.

Em termos de imagem, as principais alterações no GLE SUV e GLE Coupé surgem na secção frontal. A barra horizontal na grelha tem um aspeto segmentado, graças a alguns quadrados cromados. As entradas de ar dos cantos possuem uma moldura cromada e apesar dos grupos óticos terem a mesma dimensão e forma do modelo anterior, passam a ter luz de circulação diurna em LED.

O interior recebe um novo volante com sensores sensíveis ao tacto, permitindo aos condutores controlarem melhor o ecrã tátil central e o painel de instrumentos. As saídas da ventilação têm molduras cromadas e passa a estar disponível um acabamento Piano Black Flowing Lines, o qual era proposto exclusivamente nos modelos Maybach.

A Mercedes-Benz acrescenta um Pacote Off-Road Engineering no GLE 580 que inclui uma proteção inferior e uma maior altura ao solo.

Segunda geração MBUX

Os conteúdos tecnológicos são reforçados com o modo fora de estrada que mostra as pendentes, o grau de inclinação lateral, os ângulos da direção e uma vista das rodas dianteiras no ecrã central. 

O Mercedes-Benz GLE passa a disponibilizar um novo planeador da rota do reboque que oferece as melhores indicações até ao destino com base na dimensão do reboque. Além disso também existe assistente de márcha-atrás com reboque.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Mercedes-GLE-2023_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Mercedes-GLE-2023_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Mercedes-GLE-2023_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Mercedes-GLE-2023_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Mercedes-GLE-2023_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Mercedes-GLE-2023_galeria_006.jpg]

O sistema onde correm aquelas aplicações, MBUX, é mais inteligente do que na primeira geração. Embora a dimensão do ecrã seja a mesma de 12,3" existem mais configurações do veículo e do conforto através do ecrã tátil. Os sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fios passam a estar disponíveis, enquanto o assistente de voz da Mercedes passou a ser mais eficientes e continuará a ser graças às atualizações remotas (over-the-air).

Só motorizações eletrificadas

No capítulo mecânico destaque para a nova motorização com bateria recarregável externamente GLE 400e, que combina um motor a gasolina de quatro cilindros de 2,0 litros e um motor elétrico que desenvolve uma potência de 252 cv. Está igualmente disponível uma versão diesel, também com motor de 2,0 litros, GLE 350 de 4Matic, que em conjunto com o motor elétrico debita 197 cv. Em ambos os casos, o sistema inclui uma bateria com 23,3 kWh.

LEIA TAMBÉM
Mercedes GLC 220 d 4Matic. Hibridização Diesel

Além disso, todas as motorizações da gama GLE serão eletrificadas, graças ao sistema micro-híbrido de 48V associado aos motores diesel de 2,0 litros e 3,0 litros. Como consequência, o GLE 300 d 4Matic e o GLE 450 d 4Matic terão potências de 269 cv e 367 cv, respetivamente.  

A gama inclui ainda versões AMG, GLE 53 e 63 S, equipadas com motores de 3,0 litros e 4,0 litros, com 435 e 612 cv, respetivamente.