O novo recorde de autonomia para camiões a hidrogénio passou a ser detido pelo Mercedes-Benz GenH2 Truck que percorreu 1047 quilómetros com um abastecimento de hidrogénio líquido.
A Daimler Truck reivindica ter demonstrado com sucesso a viabilidade da tecnologia da pilha de combustível alimentada por hidrogénio líquido no transporte rodoviário pesado de longo curso.
E se dúvidas persistissem, o construtor alemão não hesitou em dissipá-las ao bater o novo recorde de autonomia para camiões a hidrogénio com o protótipo de um Mercedes-Benz GenH2 Truck que percorreu 1047 quilómetros com um único abastecimento entre o Centro de Clientes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein e a Porta de Brandenburgo na cidade de Berlim.
"Para descarbonizar o transporte necessitamos de ter camiões elétricos a bateria e a hidrogénio", afirmou Andreas Gorbach, membro do conselho de administração da Daimler Truck e diretor de tecnologia. "O lugar para os camiões a pilha de combustível está reservado para as exigentes e flexíveis operações de longo curso".
"Ao ultrapassar a meta dos mil quilómetros com um abastecimento, conseguimos fazer uma demonstração inequívoca: o hidrogénio nos camiões não é mais do que ar quente e estamos a fazer um excelente progresso no trajeto para a produção em série".
Energia verde e infraestrutura
O administrador da Daimler Truck não deixou escapar a oportunidade para sublinhar que o novo recorde constitui um alerta de que a "descarbonização do transporte exige dois outros factores para juntar à tecnologia de tração: uma infraestrutura de energia verde e custos competitivos em comparação com veículos convencionais".
Antes de sair para a estrada com o semirreboque totalmente carregado, o Mercedes-Benz GenH2 Truck foi abastecido com hidrogénio líquido, fornecido pela Air Liquide. O combustível foi produzido a partir de fontes renováveis, designadamente biometano.
O hidrogénio líquido é armazenado nos dois depósitos de 40 quilogramas, localizados nos dois lados do chassis, a uma temperatura criogénica de - 235ºC.
A marca alemã sublinha que o excelente isolamento dos depósitos permite manter o hidrogénio à temperatura ideal durante o tempo necessário sem ter de se recorrer à refrigeração ativa.
Hidrogénio líquido
A Daimler Truck prefere recorrer ao hidrogénio líquido no desenvolvimento de linhas motrizes baseadas neste combustível. Naquele estado, a densidade energética é superior ao volume comparado com o hidrogénio gasoso.
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Como resultado pode ser transportado mais hidrogénio, que aumenta consideravelmente a autonomia e proporciona um comportamento semelhante ao de um camião diesel convencional.