Mercedes-Benz. Versão de inspiração "vintage" assinala meio milhão de Classe G

A Mercedes-Benz assinala meio milhão de unidades produzidas do clássico Classe G com o lançamento de uma versão de inspiração "vintage"...

A Mercedes-Benz assinala meio milhão de unidades produzidas do clássico Classe G com o lançamento de uma versão com um estilo de inspiração "vintage", evocando o modelo lançado no mercado em 1979.

A Mercedes-Benz criou uma nova versão do Classe G com aspeto "vintage" para assinalar meio milhão de unidades produzidas deste modelo desde 1979. O modelo evocativo é baseado no Classe G 280 GE de 1986 com uma cor de carroçaria dos primeiros anos de vida e alguns apontamentos "retro".

Na verdade poucos serão os modelos que ganharam o Rali Paris-Dakar conduzidos pelo piloto belga Jacky Ickx e que também tenham servido de base para o "Papamóvel".

Apesar de ter mantido a forma quadrada da carroçaria desde o seu lançamento, ainda que com alguma evolução no design ao longo dos anos, o modelo de aniversário permanece fiel ao estilo atual do Classe G.

Contudo, a cor histórica da carroçaria, em verde agave, e as capas dos indicadores de mudança de direção em laranja também remetem para o modelo original de finais da década de 1970. Outros elementos exteriores incluem uma grande estrela Mercedes na cobertura da roda suplente e jantes de cor de prata com cinco raios.

No habitáculo, as alterações são menos evidentes. A secção intermédia dos bancos é revestida em tecido xadrez típico daquela época, com a pega auxiliar no lado do passageiro a integrar a inscrição "No. 500.000" na cor verde agave.

Por outro lado, o revestimento da embaladeira da porta, é uma peça integral da gama atual de equipamentos do Pack Manufaktur do Classe G. Isto aplica-se igualmente ao botão do manípulo da porta, com logotipo "G" em relevo. Contudo, o Pack Manufaktur está atualmente disponível na cor prata, sendo que no modelo de aniversário, a cor será preto.

Caráter distintivo

Juntamente com o Classe S e o Classe E, o Classe G é um dos ligeiros de passageiros mais antigos da marca alemã. No lançamento de mercado na primavera de 1979, os clientes podiam escolher entre quatro versões de motor com uma potência desde 72 cv até 150 CV.

A gama era constituída por variantes de carroçaria cabriolet com distância entre eixos normal e carroçaria fechada com distância entre eixos normal e longa.

Ao longo das últimas quatro décadas, o Classe G estabeleceu-se como um objeto de estilo de vida, abandonando o seu estatuto de veículo comercial puro. Contudo, manteve o seu carácter distintivo e a aparência clássica até aos dias de hoje. 

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz Classe G. Já lá vão 400 mil unidades produzidas

A tração integral, os bloqueios dos diferenciais com efeito de bloqueio de 100 % e o robusto chassis em escada são características que têm acompanhado o Classe G desde os primeiros tempos. 

Elementos de design emblemáticos como os faróis redondos, a cobertura da roda de reserva na porta traseira articulada lateralmente e a silhueta clara e angular asseguram que o icónico modelo todo-o-terreno continua a ser reconhecido atualmente como um descendente direto do primeiro modelo G.