Mercedes-Benz. Expansão dos compactos poderá ter sido exagerada

A expansão da gama de automóveis compactos da Mercedes-Benz poderá ter sido exagerada, conforme admitiu o CEO da Daimler a analistas.

A expansão da gama de automóveis compactos da Mercedes-Benz poderá ter sido exagerada, conforme admitiu o CEO da Daimler a analistas da indústria. A aposta vai passar por versões mais equipadas que oferecem mais margem de lucro.

O CEO da Daimler, Ola Källenius, considera que a Mercedes-Benz poderá ter lançado mais automóveis compactos do que o necessário.

Em declarações a analistas da indústria automóvel após a apresentação online da nova e ambiciosa estratégia da marca, o responsável admitiu que "fomos longe demais para cobrir todos os nichos e todos os segmentos", referindo-se especificamente aos automóveis compactos.

Na verdade, a ofensiva de produto no segmento dos compactos tem sido impressionante, destacando-se as versões hatchback, sedan e sedan longo (apenas na China) do Classe A, o Classe B, as versões sedan e Shooting Brake do CLA, além dos crossovers GLA e GLB.

Os automóveis compactos representaram cerca de 25% do volume total de vendas da Mercedes-Benz em 2019, sendo o Classe A o responsável pelo forte crescimento da marca nos últimos anos. Todavia, Ola Källenius adiantou que a marca da estrela não pretende tornar-se num "concorrente das marcas de volume".

Estas declarações do CEO da Daimler também não significam que alguns destes modelos deixem de ser comercializados a curto prazo, até porque alguns como, por exemplo, o GLB foram lançados há relativamente pouco tempo.

Versões de topo

A aposta da Mercedes-Benz vai incidir nas versões topo de gama destes modelos para aumentar as margens de lucro.

Esta decisão também poderá estar relacionada com o anúncio recente do abandono das caixas de velocidades manuais, uma vez que os veículos com transmissão automática são mais caros.

A caixa manual está presente nas gamas de automóveis compactos da marca na Europa, designadamente nas versões de entrada.

Mercedes-Benz GLA 2020

Há alguns anos, o plano de produto da Mercedes-Benz previa o lançamento de outro compacto, o GLA Coupe, mas parece que o concorrente do BMW X2 acabará por sair para o mercado. Todavia ainda vão chegar mais compactos à gama da Mercedes-Benz, destacando-se os elétricos EQA e EQB em 2021.

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Apesar da Mercedes-Benz não eliminar modelos compactos num futuro próximo, o mesmo não deverá suceder noutros segmentos.

Após a retirada do SLC, o Classe S Coupe e Classe Cabrio não vão conhecer uma nova geração, sendo substituídos por dois novos modelos que estão a ser desenvolvidos pela AMG, designadamente o AMG GT Coupe e o novo SL.

A jóia da coroa será o AMG One, um hipercarro com motor da Fórmula 1 que desenvolve uma potência de 1000 cv. Apesar do preço de 2,34 milhões de euros, as 275 unidades que vão ser produzidas já estão vendidas.