Mercedes-Benz eVito Tourer já está disponível em Portugal

Mercedes-Benz eVito Tourer é o primeiro comercial ligeiro elétrico da marca alemã a ser comercializado em Portugal.

O Mercedes-Benz eVito Tourer é o primeiro comercial ligeiro elétrico da marca alemã a ser comercializado em Portugal. Esta versão está vocacionada para o transporte de passageiros, sendo proposta em dois comprimentos de carroçaria.

A Mercedes-Benz Vans iniciou a comercialização no mercado português do Mercedes-Benz eVito Tourer, a versão elétrica do especialista no transporte de passageiros da marca alemã. Os preços iniciam-se nos 58.600 euros (valor sem IVA).

A nova proposta encontra-se disponível em dois comprimentos de carroçaria, Standard e Longo, que apresentam comprimentos exteriores de 5,14 metros e 5,37 metros.

Ambas estão equipadas com uma cadeia cinemática elétrica, denominada eATS, que transmite a potência do motor elétrico de 150 kW às rodas dianteiras.

A energia é armazenada numa bateria de iões de lítio, com uma capacidade útil de 90 kWh, que se encontra localizada na secção inferior do veículo, contribuindo para um baixo nível de gravidade, otimizando a dinâmica de condução.

Mercedes-Benz eVito Tourer

A autonomia anunciada é de 358 quilómetros. A velocidade máxima está limitada, de série, a 140 km/h, mas existe uma opção para aumentar o limite para 160 km/h.

Carregador de 11 kW

O Mercedes-Benz eVito Tourer dispõe de um carregador de bordo de corrente alterna com uma potência de 11 kW, sendo arrefecido por líquido de refrigeração. Esta solução garante a compatibilidade com carregamentos em corrente alterna numa wallbox ou nos postos de carregamento públicos.

O carregamento é efetuado através de uma tomada CCS, ligando o cabo de carregamento no lado esquerdo do pára-choques dianteiro.

Esta tomada está preparada para receber carregamentos em corrente contínua (DC), permitindo recuperar a capacidade da bateria de 10% até 80% em aproximadamente 45 minutos num posto rápido com potência máxima de 110 kW.

Já num posto de 50 kW, essa operação demora cerca de 80 minutos, enquanto numa wallbox ou num posto público doe corrente alterna de 11 kW, a bateria do Mercedes-Benz eVito Tourer demora cerca de dez horas a recuperar toda a sua capacidade.

Lotação até nove lugares

A instalação da bateria na secção inferior do piso da carroçaria permitiu à marca oferecer uma habitabilidade semelhante à da versão de combustão, assim como os mesmos níveis de funcionalidade e versatilidade para o transporte de passageiros.

O Mercedes-Benz Vito eTourer oferece uma lotação até nove passageiros e várias configurações de bancos. O especialista em transporte de passageiros oferece, de série, um banco duplo de passageiro e bancos de três lugares ao meio e trás. Todos os bancos dispõem de apoios de braços e revestimento em tecido.

Na versão de nove lugares, com dois bancos corridos nas segunda e terceira filas, é um veículo de transporte pendular e confortável, que cumpre todos os requisitos operacionais, com uma experiência de condução ágil, isenta de emissões e silenciosa. A configuração flexível dos bancos possibilita ainda a instalação de assentos traseiros face-a-face.

Equipamento completo

Em termos de imagem exterior poucas são as diferenças da versão elétrica do Vito de passageiros para a variante de combustão.

O equipamento de série é bastante completo, incluindo jantes de liga leve de 17 polegadas, suspensão reforçada, retrovisores aquecidos e regulação elétrica, pára-choques pintado na cor da carroçaria, vidros traseiros escurecidos, portal deslizante no lado direito.

Pela primeira vez está disponível no segmento, em opção, o sistema de suspensão pneumática Airmatic, que proporciona um maior conforto de rolamento, um menor ruído e um consumo menor de energia na condução a maiores velocidades.

Neste capítulo, a marca anuncia um consumo médio de 27,9 kWh por cada cem quilómetros percorridos.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz EQV. Monovolume elétrico premium já tem preços

No que se refere ao conforto, o eVito Tourer conta com o sistema de aquecimento do condutor, ar condicionado automático, volante multifunções em pele e ajustável em altura e profundidade, rádio digital audio 10, painel de instrumentos Highline, módulo de comunicação LTE, sensor de chuva, assistente de faróis, entre outros.

No domínio da segurança ativa e passiva destaque para os airbags duplo e de cortina para condutor e passageiro, sidebag para condutor, Attention Assist, sistema de assistência no arranque, Active Brake Assist, Cruise comtrol.