Mercedes-Benz eVito Tourer. Mais veloz e com 421 km de autonomia

A Mercedes-Benz Vans equipou o Mercedes -Benz eVito Tourer com bateria de maior capacidade e nova cadeia cinemática, subindo a autonomia para 421 km.

A Mercedes-Benz Vans equipou a versão elétrica do Vito de passageiros com uma bateria de maior capacidade e uma nova cadeia cinemática, que permite obter uma autonomia de até 421 km. Mas também uma velocidade máxima de 140 km/h ou 160 km/h.

A introdução de uma bateria com uma capacidade útil de 90 kWh e de um motor / alternador elétrico de elevado binário permitiu à Mercedes-Benz Vans garantir uma autonomia de até 421 quilómetros ao eVito Tourer - a versão elétrica de passageiros do comercial alemão - sem comprometer as prestações nem a capacidade de transporte de pessoas e bagagens.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-AMG A 35 4Matic Limousine: Equilíbrio dinâmico

O Mercedes-Benz Vito eTourer recebeu uma cadeia cinemática elétrica compacta (eATS), que compreende um motor elétrico de 150 kW, uma caixa de velocidades com uma relação fixa, o sistema de refrigeração e um potente sistema eletrónico. A potência da cadeia cinemática é transmitida às rodas dianteiras.

A bateria de iões de lítio está alojada no chassis, a uma baixa altura e no centro do veículo, para garantir um baixo centro de gravidade.

De série, a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 140 km/h, estando, no entanto, disponível uma opção que permite alcançar os 160 km/h.

Equipada com uma bateria de maior capacidade e uma nova cadeia cinemática, a Mercedes-Benz Vito eTourer ganha autonomia, mas também potência
Equipada com uma bateria de maior capacidade e uma nova cadeia cinemática, a Mercedes-Benz Vito eTourer ganha autonomia, mas também potência

100 KW para carregar até 80% em 45 minutos

O equipamento de série do Mercedes-Benz Vito eTourer inclui um carregador de corrente alterna com potência de 11 kW, refrigerado a água, preparado para carregamento com corrente alterna numa instalação doméstica ou em postos de carregamento rápido com corrente contínua.

O eVito Tourer pode ser carregado através de uma tomada CCS localizada no lado esquerdo dianteiro do pára-choques. A opção de carga rápida num posto com uma potência de 100 kW permite ao eVito Tourer recuperar até 80% da capacidade da bateria em menos de 45 minutos.

LEIA TAMBÉM
Mercedes Classe E. Actualização faz-se com sete versões híbridas plug-in!

A Mercedes-Benz Vans disponibiliza soluções de hardware para a infraestrutura de carregamento para clientes particulares e empresariais. No primeiro caso, a marca propõe  uma wallbox com um design compacto, que pode ser encomendada no Departamento de Peças e deve ser instalada por um eletricista qualificado. Para frotas, a marca garante a implementação de uma infraestrutura de carregamento em conjunto com parceiros selecionados, num serviço que compreende consultadoria, preparação do local, instalação do hardware de carregamento, manutenção e assistência.

Regenerar para continuar

Como já é habitual nos veículos elétricos, o Mercedes-Benz eVito Tourer dispõe de um sistema de regeneração da energia cinética, cuja intensidade pode ser influenciada pelo condutor através de patilhas localizadas atrás do volante.

Com um habitáculo cuidado, a variante de passageiros do Mercedes-Benz eVito Tourer recorre a algumas soluções dos restantes veículos de passageiros da marca
Com um habitáculo cuidado, a variante de passageiros do Mercedes-Benz eVito Tourer recorre a algumas soluções dos restantes veículos de passageiros da marca

Uma função específica deste modelo é o modo de recuperação D Auto, que ajusta a eficiência da condução em tempo real, recorrendo à informação dos sistemas de reconhecimento de sinais de trânsito e de assistência à condução.

Além disso, o furgão elétrico de passageiros da Mercedes-Benz Vans inclui igualmente três programas de condução para ajudarem o utilizador a optar entre conforto e autonomia máxima.

Dois comprimentos de carroçaria

Em termos de imagem, o Mercedes-Benz eVito Tourer recebeu as principais alterações introduzidas no design exterior do Vito, designadamente a nova grelha circundada por três lamelas ou os pára-choques na cor da carroçaria.

LEIA TAMBÉM
Mercedes confirma novo Classe S para 2020. Assim como o EQA

O Mercedes-Benz eVito Tourer será lançado no verão deste ano e estará disponível em apenas dois comprimentos de carroçaria (5,14 metros e 5,37 metros).

Este modelo será proposto em várias configurações de assentos até um máximo de nove lugares. A configuração flexível dos bancos permite a disponibilização de vários soluções, desde três filas de três assentos virados no sentido de marca do veículo ou bancos traseiros frente-a-frente.

Mercedes PRO Connect

As soluções de conectividade Mercedes PRO Connect estão disponíveis também para frotas de veículos elétricos.

Uma delas é o pacote "Digital eVan Management", que inclui o serviço "Remote eCharging", para permitir definir a temperatura do ar do interior do veículo durante o carregamento e garantir a carga total da bateria antes do início da viagem.

Num posto de carregamento de 100 kW, o eVito consegue repor até 80% da carga das baterias, em cerca de 45 minutos
Num posto de carregamento de 100 kW, o eVito consegue repor até 80% da carga das baterias, em cerca de 45 minutos

Os condutores podem programar remotamente quando pretendem iniciar a sua viagem através da app 'Mercedes PRO Connect'.

Além do condutor, o gestor de frota também tem acesso a toda a informação relevante sobre o nível de carga da bateria e o controlo do ar condicionado na ferramenta de gestão do veículo.