A Mercedes-Benz Vans equipou a versão elétrica do Vito de passageiros com uma bateria de maior capacidade e uma nova cadeia cinemática, que permite obter uma autonomia de até 421 km. Mas também uma velocidade máxima de 140 km/h ou 160 km/h.
A introdução de uma bateria com uma capacidade útil de 90 kWh e de um motor / alternador elétrico de elevado binário permitiu à Mercedes-Benz Vans garantir uma autonomia de até 421 quilómetros ao eVito Tourer - a versão elétrica de passageiros do comercial alemão - sem comprometer as prestações nem a capacidade de transporte de pessoas e bagagens.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-AMG A 35 4Matic Limousine: Equilíbrio dinâmico
O Mercedes-Benz Vito eTourer recebeu uma cadeia cinemática elétrica compacta (eATS), que compreende um motor elétrico de 150 kW, uma caixa de velocidades com uma relação fixa, o sistema de refrigeração e um potente sistema eletrónico. A potência da cadeia cinemática é transmitida às rodas dianteiras.
A bateria de iões de lítio está alojada no chassis, a uma baixa altura e no centro do veículo, para garantir um baixo centro de gravidade.
De série, a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 140 km/h, estando, no entanto, disponível uma opção que permite alcançar os 160 km/h.
100 KW para carregar até 80% em 45 minutos
O equipamento de série do Mercedes-Benz Vito eTourer inclui um carregador de corrente alterna com potência de 11 kW, refrigerado a água, preparado para carregamento com corrente alterna numa instalação doméstica ou em postos de carregamento rápido com corrente contínua.
O eVito Tourer pode ser carregado através de uma tomada CCS localizada no lado esquerdo dianteiro do pára-choques. A opção de carga rápida num posto com uma potência de 100 kW permite ao eVito Tourer recuperar até 80% da capacidade da bateria em menos de 45 minutos.
LEIA TAMBÉM
Mercedes Classe E. Actualização faz-se com sete versões híbridas plug-in!
A Mercedes-Benz Vans disponibiliza soluções de hardware para a infraestrutura de carregamento para clientes particulares e empresariais. No primeiro caso, a marca propõe uma wallbox com um design compacto, que pode ser encomendada no Departamento de Peças e deve ser instalada por um eletricista qualificado. Para frotas, a marca garante a implementação de uma infraestrutura de carregamento em conjunto com parceiros selecionados, num serviço que compreende consultadoria, preparação do local, instalação do hardware de carregamento, manutenção e assistência.
Regenerar para continuar
Como já é habitual nos veículos elétricos, o Mercedes-Benz eVito Tourer dispõe de um sistema de regeneração da energia cinética, cuja intensidade pode ser influenciada pelo condutor através de patilhas localizadas atrás do volante.
Uma função específica deste modelo é o modo de recuperação D Auto, que ajusta a eficiência da condução em tempo real, recorrendo à informação dos sistemas de reconhecimento de sinais de trânsito e de assistência à condução.
Além disso, o furgão elétrico de passageiros da Mercedes-Benz Vans inclui igualmente três programas de condução para ajudarem o utilizador a optar entre conforto e autonomia máxima.
Dois comprimentos de carroçaria
Em termos de imagem, o Mercedes-Benz eVito Tourer recebeu as principais alterações introduzidas no design exterior do Vito, designadamente a nova grelha circundada por três lamelas ou os pára-choques na cor da carroçaria.
LEIA TAMBÉM
Mercedes confirma novo Classe S para 2020. Assim como o EQA
O Mercedes-Benz eVito Tourer será lançado no verão deste ano e estará disponível em apenas dois comprimentos de carroçaria (5,14 metros e 5,37 metros).
Este modelo será proposto em várias configurações de assentos até um máximo de nove lugares. A configuração flexível dos bancos permite a disponibilização de vários soluções, desde três filas de três assentos virados no sentido de marca do veículo ou bancos traseiros frente-a-frente.
Mercedes PRO Connect
As soluções de conectividade Mercedes PRO Connect estão disponíveis também para frotas de veículos elétricos.
Uma delas é o pacote "Digital eVan Management", que inclui o serviço "Remote eCharging", para permitir definir a temperatura do ar do interior do veículo durante o carregamento e garantir a carga total da bateria antes do início da viagem.
Os condutores podem programar remotamente quando pretendem iniciar a sua viagem através da app 'Mercedes PRO Connect'.
Além do condutor, o gestor de frota também tem acesso a toda a informação relevante sobre o nível de carga da bateria e o controlo do ar condicionado na ferramenta de gestão do veículo.