Novo Mercedes-Benz eSprinter chega em fevereiro com dobro da autonomia

O novo Mercedes-Benz eSprinter vai ser apresentado em fevereiro de 2023 e uma das unidades de pré-produção realizou um teste em condições

O novo Mercedes-Benz eSprinter vai ser apresentado em fevereiro de 2023 e uma das unidades de pré-produção realizou um teste em condições reais de utilização, tendo percorrido 475 quilómetros com um só carregamento.

O Mercedes-Benz eSprinter foi um dos primeiros comerciais de grandes dimensões a ser lançado no mercado, tendo chegado ao nosso país no final de 2020, oferecendo uma autonomia de até 156 quilómetros entre carregamentos.

Se para operações diárias de distribuição puramente urbana este alcance é mais do que suficiente para outros tipos de aplicações apresenta algumas limitações, perdendo competitividade face a algumas das novas propostas que foram surgindo no mercado neste segmento como a Ford E-Transit, Maxus eDeliver 9, Iveco eDaily ou mesmo a Renault Master E-Tech.

Tudo isso deverá mudar em breve, já que a Mercedes-Benz Vans anunciou a apresentação mundial da nova eSprinter em fevereiro de 2023 e com uma autonomia de até 475 quilómetros.

Teste entre Estugarda e Munique

Os testes finais em condições reais de utilização estão a ser realizados com veículos de pré-produção e um deles chegou a efetuar um percurso de ida e volta entre o Museu Mercedes-Benz em Estugarda e o aeroporto de Munique. Isto correspondeu a uma distância de 475 quilómetros com um consumo de energia de 21,9 kWh por cada cem quilómetros. No regresso a Estugarda, o painel de instrumentos indicava uma autonomia para mais 20 quilómetros.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz. Furgões eVito e eSprinter já estão à venda em Portugal

Será de referir que aquela rota era exigente em termos de consumo de energia, pois contava com vários troços de autoestrada e a subida do Swabian Jura.

O Mercedes-Benz eSprinter estava configurado para aplicação de transporte expresso, com chassis extra-longo e tecto alto. O teste foi fiscalizado por um inspetor do TÜV Süd, que viajou sentado no banco do passageiro.  

Três opções de bateria

O novo Mercedes-Benz eSprinter vai ser disponibilizado em três opções de bateria e segundo a marca alemã foi otimizado em função da eficiência. A gama será proposta em várias versões e um dos seus argumentos será a combinação de uma elevada capacidade de carga com uma grande autonomia.

Com o novo eSprinter, a Mercedes-Benz Vans continua a implementar a sua estratégia de eletrificação e a sublinhar a sua ambição de liderança na mobilidade elétrica. As caraterísticas dos veículos foram definidas em conjunto com os clientes. 

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-eSprinter-Estugarda-Munique_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-eSprinter-Estugarda-Munique_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-eSprinter-Estugarda-Munique_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-eSprinter-Estugarda-Munique_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-eSprinter-Estugarda-Munique_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-eSprinter-Estugarda-Munique_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-eSprinter-Estugarda-Munique_001.jpg]

Com as opções de bateria e vários derivativos, do furgão fechado ao chassis-cabina, a nova Sprinter elétrica será mais flexível e apta para novos segmentos e mercados. Além da Europa também será comercializada nos Estados Unidos e no Canadá. A autonomia mais que duplicará relativamente à eSprinter atual.

Gama totalmente elétrica em 2025

A nova Sprinter elétrica vai ser produzida sucessivamente em Charleston (Carolina do Sul, Estados Unidos), Düsseldorf e Ludwigsfelde (Alemanha) a partir do segundo semestre de 2023.

A partir de meados desta década, a Mercedes-Benz Vans vai implementar a nova fase do seu programa de eletrificação com o VAN.EA (Mercedes-Benz Vans Electric Architecture). A marca alemã anunciou que a partir de 2025 todos os furgões de dimensões médias e grandes - leia-se Vito e Sprinter - baseados na nova plataforma serão puramente elétricos.