A Mercedes-Benz Vans anunciou a disponibilização do EQV - a versão elétrica do Classe V - como autocaravana, que estará disponível em dois comprimentos de carroçaria e duas motorizações, podendo a autonomia chegar aos 326 km em ciclo WLTP.
A eletrificação também está a chegar ao segmento das autocaravanas e uma das primeiras propostas resultou da transformação do Mercedes-Benz EQV pelos suíços da Sortimo Walter Rüegg.
O conceito de transformação da Sortimo é modular. Entre as opções incluem-se um tejadilho elevável com cama, uma cama no compartimento traseiro e um módulo de cozinha no compartimento das bagagens. Esta última possui um móvel de cozinha com lava-loiças, um fogão a gás com dois bicos, um frigorífico, gavetas para os talheres, os utensílios de cozinha e os mantimentos.
O sistema de cama foi instalado por cima da unidade da cozinha. Pode ser aberto em poucos passos para criar uma cama feita à medida da largura do Mercedes-Benz EQV. Quando está fechada, os bancos traseiros podem ser usados sem quaisquer restrições. Uma caraterística especial do módulo de campismo é o seu baixo peso, uma solução particularmente vantajosa num veículo elétrico.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz EQV 300 Longo. Classe V elétrico
Em opção estão disponíveis dois painéis solares com uma potência total de 400 watts, que também são leves e permitem garantir o fornecimento adicional de energia elétrica. Estes painéis carregam a bateria de arranque e a bateria auxiliar para campismo.
O equipamento adicional compreende vidros traseiros escurecidos, iluminação interior do compartimento traseiro, portas USB, banco rotativo do condutor e do passageiro dianteiro.
Ecossistema de mobilidade elétrica
Proposto em dois comprimentos de carroçaria - Standard, com 5,14 metros e Longo, com 5,37 metros -, o Mercedes-Benz EQV é a versão elétrica do Classe V e está disponível em duas versões de bateria: EQV300 com capacidade de 90 kWh e autonomia de 326 quilómetros em ciclo WLTP; EQV250, com capacidade de 60 kWh e autonomia de 213 quilómetros. Num posto de carregamento rápido, o EQV300 pode recuperar até 80% da capacidade da bateria em cerca de 45 minutos.
O Mercedes-Benz EQV conta com um ecossistema de mobilidade elétrica que compreende navegação inteligente com gestão ativa da autonomia e serviços baseados na cloud. O sistema de infoentretenimento MBUX (MercedesBenz User Experience) serve como unidade de controlo central.
Com estas caraterísticas, o Mercedes-Benz EQV está preparado para satisfazer um elevado leque de aplicações com emissões zero, incluindo, ao abrigo da parceria com a Sortimo Walter Rüegg, o campismo.