Aproveitando a primeira apresentação do MPV elétrico EQT com chassis longo, a Mercedes-Benz também revelou o protótipo de uma autocaravana, que designou Concept EQT Marco Polo.
Desenvolvido ao abrigo de uma parceria industrial entre a Mercedes-Benz e a Renault, o novo EQT é um MPV elétrico, baseado no Classe T, que estará disponível em dois comprimentos de carroçaria, com cinco e sete lugares.
Numa primeira fase, o Mercedes-Benz EQT será proposto na versão curta de cinco lugares, equipada com uma linha motriz elétrica que compreende um motor elétrico de 90 kW (122 cv) e uma bateria de iões de lítio com 45 kWh, a qual oferece uma autonomia de até 280 quilómetros em ciclo WLTP.
A potência é transmitida às rodas dianteiras por uma caixa com uma velocidade, estando disponíveis dois programas de condução, Comfort e Eco, e três níveis de regeneração de energia, D-, D e D+.
O EQT distingue-se visualmente do Classe T de combustão interna pelo design específico da secção frontal, que inclui um novo pára-choques e um acabamento em preto na grelha.
Concept EQT Marco Polo
Para complementar a oferta do EQT, a Mercedes-Benz também desenvolveu o protótipo de mini-autocaravana baseada neste modelo, denominada Concept EQT Marco Polo.
O novo protótipo foi desenvolvido a partir da versão longa com uma distância entre-eixos de 2,90 metros,, que ainda não se encontra em comercialização, dirige-se aos adeptos do campismo e inclui um tecto extensível, assim como outros elementos para este tipo de atividade.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-EQT-Concept-Marco-Polo_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-EQT-Concept-Marco-Polo_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-EQT-Concept-Marco-Polo_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-EQT-Concept-Marco-Polo_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-EQT-Concept-Marco-Polo_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Mercedes-EQT-Concept-Marco-Polo_001.jpg]O aumento das dimensões externas permitiu a inclusão de vários equipamentos típicos das autocaravanas. O tecto extensível permite acomodar uma cama com um comprimento de 1,97 metros e uma largura de 87 centímetros, enquanto a traseira foi projetada para receber bancos que podem ser transformados numa segunda cama, com comprimento de dois metros e uma largura de 1,15 metros.
Com o tecto aberto, a Mercedes-Benz reivindica que existe espaço suficiente para os adultos estarem em pé na traseira. Um painel solar integrado no tecto de abrir fornece energia à bateria utilizada para alimentar os equipamentos auxiliares, enquanto uma segunda bateria localizada num armário pode ser retirada para fornecer energia a equipamentos com potência até 240V.
LEIA TAMBÈM
Mercedes-Benz Classe T. Espaço abundante em dimensões compactas
O Concept EQT Marco Polo também recebe uma mesa desdobrável e com altura ajustável eletricamente, um mini-frigorífico com 16 litros, um fogão de gás removível, um pequeno lava-loiças com um depósito de 12 litros.
Módulo Marco Polo
Juntamente com a versão de produção do Concept EQT Marco Polo, que só chegará em meados de 2023, a Mercedes-Benz também desenvolveu um módulo Marco Polo, que se destina às versões de chassis curto do Classe T e do EQT. O referido módulo vai incluir um mecanismo para rebater a segunda fila de bancos, transformando-os numa cama e naquilo que a marca descreve como uma "cozinha".