A Mercedes-Benz pretende lançar o SUV EQG em 2024 e o CEO da marca de Estugarda já garantiu que irá oferecer uma performance fenomenal, não só em fora de estrada, mas também no alcatrão. Os detalhes sobre o Classe G elétrico começam a ser divulgados.
A eletrificação da gama da Mercedes-Benz vai ser estendida ao Classe G. A marca de Estugarda revelou a versão de produção há mais de um ano com o Concept EQG. Apesar dos detalhes ainda serem escassos, as fontes oficiais começaram a deixar algumas pistas acerca da versão final do EQG.
Em declarações ao Motor Trend, Ola Källenius, presidente do conselho de administração do Grupo Mercedes-Benz e que também já conduziu um dos primeiros protótipos, afirmou que o SUV terá uma "performance fenomenal em estrada e em todo-o-terreno". O responsável adiantou que é "competente" e "fácil de conduzir".
A Mercedes-Benz também pouco adiantou relativamente à linha motriz, mas o protótipo tinha quatro motores elétricos que estarão presentes na versão de produção. Os motores funcionam de forma independente e trabalham com uma caixa de duas velocidades.
Recentemente, a Mercedes-Benz apresentou um video com o EQG a fazer uma rotação de 360º sobre o seu próprio eixo. A marca sublinhou que o SUV estava dotado com um eixo traseiro rígido desenhado especialmente e uma suspensão dianteira independente.
Nova plataforma
O construtor de Estugarda tem uma nova plataforma para veículos elétricos, denominada EVA2, que, no entanto, não será usada pelo Classe G. Segundo o Motor Trend, o SUV utilizará uma plataforma dedicada. "É um veículo único, ponto final, e continuará a ser único", adiantou Källenius.
Além disso, o EQG irá usar, em opção, uma bateria de ânodo de silício que será proposta neste modelo. Entre as vantagens destaque para mais 20 a 40% de aumento na densidade energética, mas será aplicada apenas em viaturas premium.
LEIA TAMBÉM
Versão elétrica do Classe G. Mercedes EQG Concept esperado em Munique
Todavia, esta não é a única tecnologia de bateria em que a Mercedes-Benz está a trabalhar, pois também está a desenvolver baterias de fostato de ferro de lítio para viaturas de entrada de gama. A Mercedes-Benz está a desenvolver uma nova célula de bateria em conjunto com a Stellantis e a ACC.
O Mercedes-Benz EQG vai ser lançado em 2024 e deverá ser disponibilizado em várias configurações de linha motriz e bateria. O Mercedes-Benz Classe G continua, no entanto, a ter bastante sucesso. Em 2021, as vendas bateram um novo recorde e esta procura apenas ajudará a marca a melhorar a sua rendibilidade.