Tal como previsto, a Mercedes-Benz "inaugurou" a sua presença no Salão Internacional do Automóvel de Munique, Alemanha, com o desvendar do novo EQE, variante 100% elétrica do Classe E e segundo sedan - depois do EQS - na submarca elétrica EQ. Proposta a anunciar 292 cv de potência, uma autonomia acima dos 650 km, e cuja produção deverá iniciar-se em meados de 2022.
Modelo que vem fazer crescer a sub-marca elétrica EQ, depois dos lançamentos dos SUV EQC e EQA, assim como da berlina topo de gama EQS, o Mercedes EQE surge, de certa forma, como uma versão mais compacta deste último. Anunciando, desde logo, dimensões ligeiramente mais contidas, com um comprimento de 4,93 metros, contra os 5,26 m do EQS, assim como uma distância entre eixos de 3,12 metros, contra os 3,21 metros do irmão maior.
Já quanto ao design, igualmente algumas alterações, ainda que exigir maior atenção na sua descoberta. Começando na grelha frontal, maior e mais prolongada para o pára-choques, com a versão AMG Line a exibir, inclusivamente, detalhes iluminados na estrela de três pontas.
Igualmente diferentes, os faróis,mais notórios e com detalhes exclusivos em LED, e a que se juntam jantes de novo design e com dimensões entre as 19 e 20 polegadas, as quais não deixam de contribuir para uma eficiência aerodinâmica traduzida, a exemplo do EQS, num coeficiente de apenas 0,20 Cd. Valor que faz de ambos os automóveis, os mais aerodinâmicos do mundo.
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Com tracção traseira e 292 cv de potência
Quanto ao sistema de propulsão, o Mercedes EQE apresentado em Munique exibia a nomenclatura 350, sinónimo de uma bateria de 90,6 kWh, a apoiar um motor elétrico de 250 kW montado no eixo traseiro, a debitar 292 cv de potência e 530 Nm de binário máximo. Sendo que, embora proposto, de fábrica, apenas com tracção traseira, o modelo também pode acoplar tracção integral 4Matic, resultado da instalação de um segundo motor, no eixo dianteiro, com uma transmissão de uma só velocidade a fazer a gestão de ambos.
Relativamente à autonomia, a Mercedes fala em 660 quilómetros, já segundo o novo ciclo WLTP, com o fabricante a anunciar, ainda, uma capacidade de carregamento, entre 10 e 80 por cento, em apenas 31 minutos. Isto, recorrendo a um posto de carga rápido DC.
Em termos técnicos, o anúncio de uma suspensão de quatro braços à frente e Multi-link atrás - basicamente, a mesma solução empregue no Classe S -, com as rodas traseiras a poderem adoptar, igualmente, um opcional sistema de rodas direccionais, com um ângulo máximo de direcção de 10 graus. Sendo que, opcional, é também a suspensão pneumática Airmatic, cujo modo Sport consegue baixar a carroçaria até 2,54 cm, como forma de melhorar a aerodinâmica e a estabilidade. Já a velocidades baixas, o condutor pode elevar a mesma, também 2,54 cm, como forma de superar pequenos obstáculos.
Interior (também) à imagem do EQS
Passando ao interior, destaque para o facto de, mesmo a versão de base, oferecer um ecrã central táctil de 12,8 polegadas, conjugado com um painel de instrumentos 100% digital de 12,2". Solução que, ainda assim, pode ser substituída pelo mesmo e novo Hyperscreen desvendado no EQS. E que, exibindo uma única peça de vidro curvo de 56 polegadas, que se estende desde o painel de instrumentos do condutor até ao painel do passageiro, exibe, no EQE exibe, três ecrãs: um painel de instrumentos de 12,3", um enorme ecrã tactil central de 17,7" e um ecrã, em frente ao passageiro, de 12,3". Existindo, inclusivamente, um leitor de impressão digital para autenticação biométrica e navegação de realidade aumentada.
Todos estes ecrãs funcionam com base na versão mais recente do software MBUX da Mercedes, com ícones azul e laranja, além de um layout revisto que procura facilitar o seu uso, durante a condução. Sendo que, a acompanhar, três estilos exclusivos - Undestated, Sporty, Classic -, bem como três modos distintos: navegação, assistência e serviço.
Proposto, na versão base, com bancos Comfort, já os modelos com linha AMG ganham bancos desportivos, sem custos acrescidos, com o couro falso MB-Tex a revestir os assentos, apoios de braços e partes do tablier. Não faltando, igualmente, o Energizing Comfort, sistema de massagens e relaxamento que chega ao EQE com novas opções, como é o caso do Forest Glade, Sounds of the Sea e Summer Rain.
No domínio da segurança activa, a presença da travagem automática de emergência, luzes de máximos automáticas e sistema de antecipação de colisão, com o pacote de assistência à condução a somar a manutenção na faixa de rodagem e de mudança de faixa, monitorização do ângulo morto, leitura de sinais de trânsito e mitigação de impacto na sequência de colisão lateral.
Produção inicia-se em 2022
Claramente feito à imagem do irmão maior, EQS, o Mercedes-Benz EQE deverá entrar em produção em meados de 2022, com destinos aos mercados da Europa e dos EUA.
Já quanto a preços, só deverão ser conhecidos mais próximo do lançamento e início de comercialização.