Mercedes-Benz EQC 4x4 2. Eis o SUV elétrico que queríamos ter... e não podemos

Depois de outros modelos do género, a Mercedes-Benz continua a fazer sonhar os seus fãs, com o EQC 4x4 2, um SUV elétrico... radical.

Ao mesmo tempo que anuncia a redução no número de plataformas, motores e até caixas de velocidades, tudo com o objectivo de reduzir custos, a Mercedes-Benz não deixa de fazer sonhar os fãs da marca, nomeadamente, através de apresentação de modelos como o EQC 4x42, um SUV elétrico de aspecto particularmente radical, que nos faz gostar cada vez mais da Mobilidade Elétrica.

Depois do Classe E All-Terrain 4x42 que tanto impacto criou em 2017, mas também do imponente G500 4x42 e até do G650 Landaulet, a Mercedes-Benz mostra agora que não será a Eletricidade a impedir a audácia, em qualquer das propostas da marca de Estugarda.

A confirmá-lo, o SUV elétrico EQC 4x42, uma proposta particularmente radical e de aspecto incomparavalmente mais arrebatador que o EQC, graças não só a uma altura ao solo que, basicamente, duplicou (passou de uns iniciais 140 mm, para uns incríveis 293 mm), mas também e principalmente, graças a um posicionamento das enormes rodas de 20", abaixo da altura do cubo do eixo. Solução que, diga-se, permite fazer a passagem em locais com uma profundidade, face à parte de baixo da carroçaria, até 400 mm, ao mesmo tempo que aumenta a altura total do EQC 4x42, em cerca de 200 mm, face à versão dita quotidiana.

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De resto e graças ao posicionamento mais baixo das rodas face aos cubos, melhorados foram, igualmente, os ângulos de ataque e saída, com este EQC muito especial a anunciar 31.8 graus na entrada e 33 graus na saída. Isto, quando a versão regular não além dos 20.6 e 31.8 graus, respectivamente, com o EQC 4x42 a suplantar, inclusivamente, os valores da referência Classe G - 28 graus em ambos os parâmetros.

Voltando às rodas, a opção pela já referidas jantes 20", revestidas por uns volumosos pneus com as medidas 285/50 R20, a obrigarem, inclusivamente, a um aumento da protecção das cavas das rodas. O que acabou levando a um crescimento na largura deste SUV elétrico, em 100 mm.

Novidade são, também, os faróis que funcionam como "altifalantes", nome dado pela própria Mercedes devido ao facto de contribuírem para a emissão do ruído externo, ou Sistema de Alerta Acústico do Veículo (AVAS). Algo que os veículos elétricos são obrigados a contemplar, por razões de segurança.

A terminar, a má notícia: apesar do impacto que o modelo definitivamente causa, é já certo que nunca chegará aos concessionários da marca. Isto, porque, tal como os restantes modelos atrás referidos e já apresentados, também o Mercedes-Benz EQC 4x42 não passa de uma proposta one-off. Ou seja, construído, neste caso e de propósito, para demonstrar que, "até mesmo o luxo progressivo e elétrico, pode sair do alcatrão".